COMPARTILHE

Para quem é fã, é indiscutível que as versões originais escritas por Paul McCartney são superiores a qualquer cover que exista. Compartilho da mesma opinião. No entanto, Paul é tão renomado no ramo artístico que vários músicos do alto escalão já regravaram algumas de suas canções.

É uma honra para qualquer artista ter composições regravadas por músicos do calibre de Marvin Gaye, Aretha Franklin e Ray Charles. E a recíproca é verdadeira, claro.

Paul McCartney conseguiu esse feito. Se tornou um modelo. Yesterday, por exemplo, é a música mais regravada da história. Segundo o Guinness Book, mais de três mil versões da música já foram registradas por outros artistas, como Frank Sinatra, Bob Dylan, Aretha Franklin, Marianne Faithfull, Marvin Gaye, Ray Charles, Elvis Presley, Plácido Domingo e Roupa Nova. Nessa lista, optei pela versão sensacional de Marvin Gaye.

Além de ter suas composições cantadas por outras vozes, Paul também fez o mesmo. O álbum Run Devil Run, lançado em 1999, é composto por três canções próprias e doze covers. Em 2012 gravou um álbum similar. Kisses on the Bottom é composto por duas músicas inéditas e outras doze covers.

São  muitas músicas de Paul McCartney que foram regravadas. Procurei selecionar algumas que, em minha opinião, são as mais bem executadas por artistas que já possuem um certo nome. Existem várias versões de bandas menores no cenário mundial que também são bastante agradáveis, mas deixarei isso para uma próxima lista, talvez. A propósito, altamente recomendados são dois álbuns covers dos Beatles gravados por bandas brasileiras de forma independente: Um tributo ao Álbum Branco, gravado em 2008, e Sargento Pimenta, em 2007.

Enfim, aí está a lista. São grandes músicas, boa audição!

Faces – Maybe I’m Amazed

Marvin Gaye – Yesterday

Aretha Franklin – Eleanor Rigby

Jack White – Mother Nature’s Son

Billy Joel – Back In The U.S.S.R.

Guns N’ Roses – Live and Let Die

Foo Fighters – Band On The Run

Ray Charles – Let It Be

Nancy Wilson – My Love

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista: