COMPARTILHE

Muitas pessoas conhecem o diretor John Woo por filmes de ação como Missão Impossível 2 e A Outra Face. Confesso que apesar de eventualmente apreciar um ou outro filme de ação, não é meu estilo de filmes favorito, nem John Woo seria minha primeira escolha de diretor nesse estilo. Quando pensei em assistir A Batalha dos Três Reinos, esperava algo completamente diferente do que vi. O filme possui cenas de ação e lutas, principalmente durante as batalhas, maravilhosamente executadas por atores como Shidô Nakamura e Tony Leung Chiu Wai, mas o foco principal está na estratégia de guerra. Os senhores da guerra dos dois reinos menores se utilizam de mudanças climáticas, divisão de tropas e conhecimento do terreno para mudar o rumo da batalha.

red_cliff-a-batalha-dos-três-reinos-2009

A Batalha dos Três Reinos trata da batalha de Red Cliff (algo como abismo vermelho), ocorrida na china em 208/9 DC. O embate se assemelha, até certo ponto, às Termópilas, onde as forças do império do norte trouxeram algo em torno de 800,000 soldados (segundo alguns autores), e os impérios Xu e Wu somava, juntos, apenas 50,000 soldados. Os três reinos em questão eram o do norte da China, liderados pelo primeiro ministro Cao Cao, contra os impérios Xu, no oeste e leste, e Wu, no sul. Quem gostou de filmes como O Clã das Adagas Voadoras, Herói e O Tigre e o Dragão, certamente vai se interessar n’A Batalha dos Três Reinos.

Título Original: Chi bi
Título em Inglês: Red Cliff
Direção: John Woo

Trailer:

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

Paulo Ludwig

Jornalista, ex-professor, cineasta, apaixonado incondicionalmente por cinema, quadrinhos e artes e cultura em geral. Fãde Kubrick, Alan Moore e Deadpool (nessa ordem).