Foto: Baz Ratner / Reuteurs

Izhar Gafni é um engenheiro israelita que trabalha com design industrial. Este ano finalizou um projeto que diziam até então ser impossível. Construiu uma bicicleta feita de papelão, e que funciona. Izhar explica no vídeo (logo mais abaixo) que teve a ideia após ter tomado conhecimento de um homem que construiu uma canoa com papelão. A partir daquele momento, a engenhosidade não saiu da cabeça de Izhar, que decidiu tentar fazer o mesmo com uma bicicleta. Andar de bicicleta já era o que Izhar fazia em seu tempo livre. “Está em minha alma”, diz no vídeo.

Tudo o que Izhar aprendeu na vida foi utilizado para a fabricação da bicicleta. Utilizando o mesmo princípio de manufatura dos origamis japoneses, Izhar desenvolveu técnicas de colagem, dobragem e revestimento para proporcionar rigidez e impermeabilização ao papelão. Três anos e seis protótipos desenvolvidos depois, a bicicleta de papelão foi finalizada.

cardboard

Feito com materiais facilmente recicláveis, o custo foi calculado entre 9 e 12 euros. A comercialização não está programada, porém também não está fora de questão, desde que de forma artesanal. Izhar não quer ver sua bicicleta feita em séries e com adesivos made in china. Se for para produzir, sua ideia é de que seja em fábricas locais, com poucos empregados. Izhar finaliza no vídeo: “É forte, durável e barato”. Esqueceu de falar que o design também é atrativo e aliado ao baixo preço tem grandes chances de se popularizar e deixá-lo rico.

Veja o vídeo:

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline 

COMPARTILHE

COMENTE