A Casa de 31 Milhões de Euros do Bispo de Limburgo

Encontre a total falta de sentido na frase a seguir: Bispo alemão gasta 31 milhões de euros na construção de residência particular e viaja em primeira classe à Índia para promover luta contra a pobreza.

O escândalo protagonizado por Franz-Peter Tebartz-van Elst, que recebeu a alcunha de “bispo do luxo”, ganhou repercussão mundial em outubro deste ano. O bispo, de nome longo e de difícil pronúncia, iniciou o projeto de uma sede episcopal luxosíssima, com museu, capela, salas de conferências e apartamentos particulares. O projeto, aprovado por seu antecessor, estava avaliado em 5,5 milhões de euros, mas a obra atingiu a cifra de 31 milhões (cerca de 90 milhões de reais).

A título de comparação: A mansão de 35 cômodos construída pelo bispo brasileiro Edir Macedo em Campos do Jordão, interior de São Paulo, foi avaliada em 6 milhões de reais.

Alguns detalhes impressionam, como a construção de uma sala de jantar de 63 metros quadrados, avaliada em 3 milhões de euros, bem como o gasto de 15 mil em uma banheira. Mesmo estando situada à frente da Catedral de Limburgo, a casa do bispo possui uma capela particular.

Como podem ver na imagem abaixo, a casa consiste em várias construções, unidas por meio de corredores e passagens subterrâneas, sem muito padrão externo entre estas partes.

Arte: Spiegel Online
Arte: Spiegel Online

Franz-Peter Tebartz-van Elst foi ordenado pelo papa Francisco a se afastar da diocese de Limburgo, cidade do oeste da Alemanha. Um comunicado divulgado pela Santa Sé informou que uma comissão foi criada para realizar “um profundo exame sobre a construção da sede episcopal”.

Este esbanjamento pode fazer de Tebartz-van Elst um rockstar, astro de Hollywood, investidor da bolsa de valores, empresário do ramo do petróleo, jogador de futebol ou político corrupto, mas nunca um bispo da Igreja Católica (ao menos não em teoria, na prática a história é outra e van Elst é um exemplo). Combater a pobreza em vôos de primeira classe e ostentar uma casa-castelo de 31 milhões de euros não faz muito sentido.

A casa foi projetada pelo arquiteto Michael Frielinghaus. Em entrevista à imprensa alemã, o arquiteto disse que foi incumbido pelo bispo de criar “uma casa de Deus repleta de dignidade secular” e que não deveria se preocupar com os custos.

Bom, arquitetonicamente falando, é possível ao meu ver construir uma casa 31 milhões de vezes mais bonita com este montante utilizado pelo bispo. Abaixo estão algumas fotografias da residência.

casa bispo de limburg franz-peter tebartz-van elst (1)
Foto: Thomas Lohnes/Getty Images
casa bispo de limburg franz-peter tebartz-van elst (8)
Foto: Frank Augstein/AP
casa bispo de limburg franz-peter tebartz-van elst (2)
Parte interna
Foto: Thomas Lohnes/Getty Images
casa bispo de limburg franz-peter tebartz-van elst (3)
O Jardim
Foto: Thomas Lohnes/Getty Images
casa bispo de limburg franz-peter tebartz-van elst (4)
Vizinhos e curiosos observando o jardim da residência do bispo
Foto: Thomas Lohnes/Getty Images
casa bispo de limburg franz-peter tebartz-van elst (5)
O bispo de luxo rindo à toa em sua casa. Aos fundos estão as torres da Catedral de Limburgo, que está situada à frente da residência.
Foto: Boris Roessler/EFE
casa bispo de limburg franz-peter tebartz-van elst (6)
Foto: Fredrik Von Erichsen/EFE
casa bispo de limburg franz-peter tebartz-van elst (7)
O local virou ponto turístico após o escândalo
Foto: Frank Augstein/AP
casa bispo de limburg franz-peter tebartz-van elst (9)
O bispo no átrio da capela de sua casa
Foto: Boris Roessler,dpa/Arquivo/AP
casa bispo de limburg franz-peter tebartz-van elst (10)
Diversas construções formam a residência
Foto: Frank Augstein/AP
casa bispo de limburg franz-peter tebartz-van elst (11)
Vista aérea da casa
Thomas Frey,File,dpa/arquivo/AP
casa bispo de limburg franz-peter tebartz-van elst (12)
Entrada da Capela
Foto: Fredrik Von Erichsen, dpa/Arquivo/AP

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline