COMPARTILHE

A genial sacada de Banksy, essa que você ve acima, em que transforma uma cabine telefônica em uma cabine de espionagem, deverá permanecer ali por um bom tempo. O conselho da cidade de Cheltenham, local da obra, decidiu tombar o mural. A obra recebeu um Grade II, um dos três graus existentes no sistema de tombamento britânico. O que significa que o muro não poderá ser derrubado, nem seu desenho apagado ou modificado. E que quem o fizer, estará agindo contra a lei. Esse fato não aconteceu em um universo paralelo, é na Inglaterra mesmo.

O desenho foi feito em abril de 2014, bem em meio à polêmica sobre as táticas de vigilância utilizadas pela NSA e pelo GCHQ, esse último que convenientemente possui um escritório bastante próximo ao muro.

Após saber da notícia, Banksy publicou um rápido FAQ em seu site oficial, comentando a decisão. Reproduzo abaixo, no idioma de Ed Motta. Para ler a tradução, venha aqui:

What do you think about your graffiti being granted Grade II listed status?

It’s surprising because when I did art at school I got an ‘ungraded’.

What’s the worst thing about Street Art?

Having to make your mistakes in public.

What’s the best thing about Street Art?

Having to make your mistakes in public.

What do you think about people selling the art you put on the street?

As a kid I always dreamt of growing up to be a character in Robin Hood. I just never realised I’d end up playing one of the gold coins.

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

Flaubi Farias

Jornalista, parolo, navegador, alienígena e editor do La Parola.
COMPARTILHE