A foto inédita da explosão de Hiroshima

foto-hiroshima

Quase 68 anos após o histórico bombardeio na cidade de Hiroshima, durante a Segunda Guerra Mundial, uma nova foto da explosão, que junto com a explosão de Nagasaki foi fator determinante para o fim do conflito, foi encontrada. Foi dia 9 de janeiro, uma quarta-feira, que a foto foi encontrada e divulgada. A imagem estava em meio a artigos relacionados à bomba atômica, no interior da escola primária Honkawa, na própria cidade de Hiroshima. A foto, em formato de cogumelo, foi divulgada pelo curador do Museu Memorial da Paz de Hiroshima.

Especialistas e historiadores acreditam que a rara foto tenha sido feita trinta minutos após o bombardeiro, a uma distância de 10 quilômetro a leste do epicentro da explosão.

Disse à imprensa, uma curadora do Museu:

“A existência desta fotografia sempre foi conhecida pelos livros de história, mas é a primeira vez em que sua imagem revelada é descoberta. Uma foto mostrando a nuvem de cogumelo dividida em duas assim é algo muito raro”.

Em 6 de agosto de 1945, o bombardeio americano B-29, chamado “Enola Gay” jogou a bomba batizada como “Little Boy” em Hiroshima. Estima-se que o bombardeio matou 140 mil pessoas. Três dias mais tarde, devido a não-rendição do Japão, uma nova bomba foi jogada em território japonês, dessa vez em Nagasaki. A outra bomba, sob o codinome “Fat Man”, tirou mais 70 mil vidas.

Leia mais sobre o tema no artigo Bomba Atômica – Uma perspectiva diferente, publicado no La Parola em outubro de 2012.

 

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline