Abelardo Morell e a Câmera Escura

Já imaginou seu quarto sobreposto a uma bela vista? As imagens que o fotógrafo Abelardo Morell têm registrado são sensacionais. Você até pode criar facilmente imagens similares no photoshop apenas mesclando camadas, e por isso talvez pense não ser nada demais. Acontece que Morell é da velha guarda. As imagens criadas são feitas por uma câmera escura.

Morell fez sua primeira imagem utilizando técnicas de câmera escura em sua sala de estar, isso em 1991. Para fazer as fotografias, Morell cobre rigidamente todas as janelas com plástico preto para conseguir uma escuridão total. Com o ambiente já escuro, Morell faz um sutil furo para que um pequeno feixe de luz ultrapasse. A luz então entra e cria a imagem invertida da vista exterior na parede. Este é o princípio básico da câmera escura, a base da fotografia.

Com o passar do tempo, o projeto saiu da sala de estar de Morell para ir a salas de todo o planeta. Morell foi então desenvolvendo as técnicas com o passar dos anos. Para aumentar o potencial visual do processo, o fotógrafo começou a utilizar o filme colorido e a posicionar uma lente sobre o buraco no plástico. Isso fez com que aumentasse a nitidez e o brilho da imagem que entra.

Recentemente, o fotógrafo começou a utilizar um prisma para corrigir a orientação da imagem projetada. Comparado com os primórdios, Abelardo considera que tem encurtado consideravelmente o tempo de exposição graças a tecnologia digital.

Confira abaixo uma galeria com uma amostra do trabalho de Abelardo Morell. O fotógrafo registrou imagens em países como Itália, Estados Unidos, Cuba, Inglaterra, Bélgica e França. Mais imagens podem ser encontradas em abelardomorell.net.

O cineasta Allie Humenuk dirigiu um documentário sobre o trabalho de Morell. Abaixo, confira o trailer de Shadow of the House.

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline