COMPARTILHE

Tirar boas fotos não é algo tão fácil assim, embora possa não parecer. Muitos dos grandes trabalhos vistos por aí exigem técnicas e conceitos importantes que tornam a composição atraente. Estão enganados os que pensam que comprando o equipamento top de linha do momento fará das suas fotos as mais belas do mundo. Mas não se preocupe, algumas dicas básicas serão mostradas aqui e te darão uma boa base para tirar fotos melhores, principalmente com seu smartphone.

Linha do Horizonte

A regra dos terços divide a fotografia em três seções igualmente espaçadas, horizontal e verticalmente. Todas as câmeras e a maioria dos smartphones têm uma grade que você pode ver na tela e que ajuda a aplicar a regra dos terços, melhorando o alinhamento e composição da imagem. No geral, tente alinhar o horizonte com a linha horizontal da grade. O quadrado central da grade te ajudará a compor os objetos importantes da cena. Use os quatros pontos que formam esse quadrado, não o centro dele. A foto ficará mais equilibrada e mostrará outras partes importantes da cena.

Aprenda a fotografar melhor com seu smartphone (1)

Slide056-590x443

Mantenha sua composição limpa

Muita coisa acontecendo em uma foto pode ser uma distração ou poluir a imagem. Tente manter sua atenção em um foco principal, objeto ou coisa.

Use bem a Luz

Talvez uma das mais importantes dicas. Use bem a luz! Luz baixa é sinônimo de foto ruim. Tente tirar fotos sob luz intensa; sem luz adequada, as fotos ficam muito escuras e granuladas. Sob a luz do sol, encontre uma posição em que o sol ilumine o tema, já em ambientes fechados, acenda luzes para iluminar o tema.

Como regra geral, mantenha o sol atrás de você, fotógrafo. O objeto a ser fotografado deve estar bem iluminado. Mas atenção! Saiba quebrar essa regra. Em horários especiais, como o pôr ou nascer do sol, a baixa potência da luz e o tom alaranjado ajudam muito na estética da imagem. Tire fotos em direção ao sol nesses casos.

slide_376734_4425732_free

Mostre algo legal de se ver

Conte uma história através da sua foto. Selfie tá na moda e é legal, mas varie um pouco. Tire fotos de lugares que você viaja, das saídas com amigos, de pessoas interessantes, detalhes arquitetônicos, comidas diferentes (por favor, diferentes, não o arroz e feijão de todo dia), suas inspirações ou objetos que te identificam. Enfim, tire fotos diferentes. Seja criativo.

Por favor, zoom não

Não use o zoom digital do celular. O zoom da maioria dos smartphones granula a imagem, deixando a foto amadora.  Então, não tenha receio de se aproximar o máximo que puder do objeto.

Fotografe no nível dos olhos

O contato direto com os olhos pode ser tão encantador em uma foto como na vida real. Quando você for tirar uma foto de uma pessoa, segure a câmera no nível dos olhos dela. Para fotografar crianças e animais de estimação, deixe a câmera no nível dos olhos deles. O tema não precisa olhar para a câmera, o ângulo no nível dos olhos criará um toque especial.

Fotografia de retratos

Posicione o rosto da pessoa em uma das linhas/guias verticais ou em uma das colunas laterais. Para compor, posicione outro elemento, menos importante e desfocado, do outro lado da imagem. Essas características geram uma sensação de conjunto, mantendo  o foco na pessoa (objeto do retrato) e agregando significados ao indivíduo.

Aprenda a fotografar melhor com seu smartphone (2)

Tire várias fotos

Tire várias fotos e varie ângulos e posição do mesmo tema. Às vezes, fotografar em um ângulo ligeiramente diferente irá produzir resultados variados de exposição.

Use aplicativos de edição

Não precisa baixar todos os apps de fotografia da loja. Eu costumo usar o Snapseed e o VSCO Cam, que são excelentes. Eles te dão uma liberdade enorme de contraste, iluminação, HDR e filtros. Além disso, são gratuitos e estão disponíveis para Android e IOS.

Uma boa dica é não exagerar nos filtros. Não use os filtros do Instagram depois de editar a foto no Snapseed e VSCO. As novas versões do Instagram trazem um editor de fotos bem mais produtivo, mas usar vários filtros vai tirar a naturalidade da composição. Geralmente, costumo melhorar iluminação, contraste e nitidez no Snapseed. Depois, edito a foto no VSCO aplicando filtros e melhorando a cor da imagem. E só no final, dependendo da foto, uso o recurso Lux – que é aquele solzinho do Instagram, costumo usar até 30% do recurso.

Tenha referências

Ter boas referências ajuda bastante na hora de fotografar. Além de te inspirar, as referências te darão uma noção melhor do que são boas fotos. Aconselho a acompanhar as hashtags do Instagram – #vsco #vscobrasil #vscobrazil #visualbrasil. Além disso, seguir perfis como do @cesinha, @marquesanders, @paulodelvalle, @sardinha17, @benlowy, @marcellohenrique.

20130208-155309

Então, é isso. Quem acompanha meu site sabe que gosto de indicar cursos e treinamentos. Portanto, pra não perder o costume, indico dois bons cursos de fotografia. O primeiro é o Curso de Fotografia do professor Gilberto Sendtko, que dá um basicão sobre enquadramento, harmonia fotográfica, iluminação. É um curso bem didático e muito completo. O segundo é um curso um pouco inferior ao do Sendtko, mas que adota vídeo aulas na forma de ensino. Ele foi produzido por uma escola espanhola e é traduzido para o português. A tradução não é das melhores, mas o curso ensina o essencial para se fotografar bem. Os dois são gratuitos.

Espero que tenha gostado e que essas dicas ajudem a melhorar suas fotos. Não sou nenhum profissional ainda, mas tento aplicar todas esses conceitos básicos na hora de fotografar. Você pode ver um pouco das minhas fotos no meu perfil do Instagram.

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

Thiago Canuto

Estudante de computação e entusiasta de cinema, ciência e tecnologia. Sujeito aficionado por gadgets e amante de esportes.

Últimos posts por Thiago Canuto (exibir todos)

COMPARTILHE