COMPARTILHE

Sem incentivo não existe cena artística local. Isso vale para música, cinema, literatura e qualquer outra manifestação de arte. Pensando assim a arteficina anseia em criar em Passo Fundo uma cultura de arte inexistente até então. Artistas que fazem gravuras, ilustrações, graffitis, quadrinhos e similares reúnem-se na cidade para criar essa cultura que possui demanda, mas que só pode ser explorada com intensidade se houver um bom número de pessoas engajadas na causa.

Um movimento recente, iniciado em novembro de 2011, contém hoje 24 participantes ativos, além dos ocasionais, ouvintes e demais interessados em arte e cultura. Um dos idealizadores da Arteficina é o Daniel Confortin, que possui um pensamento muito interessante a respeito da arte. Resumindo, a ideia é “em vez de sair daqui da cidade para trabalhar com a arte, tentar trazer para cá, pois não há impedimento para que isso aconteça”. Corretíssimo, pois só há público se há causa. E a causa está se criando.

A Arteficina já promoveu seis encontros entre artistas de Passo Fundo. O último foi uma palestra e oficina sobre ilustração, quadrinhos e mercado ministrada por um passo-fundense atualmente em Porto Alegre, o João “Azeitona” Vieira. Com empenho a Arteficina conseguiu uma sede no bairro boqueirão e apoio para uma oficina de autopublicação, a Asimov, famosa oficina oriunda da capital.

Asimov

Na Asimov serão ministradas aulas de desenho, roteiro e edição para auxiliar a todos que desejam qualidade e sucesso numa publicação independente. Será um curso intensivo de 3 meses, totalizando 80 horas, com aulas aos sábados. Portanto quem estuda ou trabalha nos dias de semana pode participar também. Os palestrantes são:

Azeitona (Desenho) – Ilustrador freelancer há 15 anos e quadrinista independente com 2 indicações ao HQmix. Além da publicação “Adeus, Tia Chica!” e a trilogia Zine Supreme, Zine Extreme e Zine Obscene sai agora, neste mês, na Multiverso Comic Con de Porto Alegre a revista, também independente, TEGAMI em parceria com Mateus Santolouco.

Lobo (Edição) – Roteirista e editor de livros e quadrinhos. Organizou exposições e eventos sobre quadrinhos, além de ser um dos responsáveis pela criação e edição da revista independente MOSH!. Como editor de quadrinhos da editora Desiderata, comandou importantes lançamentos, comoIrmãos Grimm em quadrinhos, títulos ligados ao O Pasquim, e também álbuns que abriram espaço para novos autores nacionais comoMesmo Delivery (Rafael Grampá), Os Malvados (André Dahmer) e Menina Infinito (Fábio Lyra). Em 2009, lançou, em parceria com Odyr, o álbum Copacabana. Em 2010 fundou a editora Barba Negra, selo de quadrinhos e cultura pop, onde atua como sócio-diretor e editor. Também é diretor do evento de quadrinhos e cultura POP, Rio Comicon.

Carlos Ferreira (Roteiro) – Diretor, artista gráfico e roteirista, desenvolve atividades para cinema, quadrinhos, televisão e música. Idealizou a revista Picabu no início dos anos 1990. Autor de dezenas de quadrinhos como roteirista e desenhista, publicados no Brasil, Argentina e Japão, entre eles, Menina Morango, e, como roteirista, com Rodrigo Rosa, Os sertões: A luta (Desiderata, 2010) e Kardec (Barba Negra/LeYa, 2011).

A aula inaugural da Asimov é gratuita. Será na IMED, em Passo Fundo, às 20h do dia 28 de setembro, sexta-feira. Para os que chegaram até aqui e quiserem fazer a inscrição para o restante do curso é só ir em http://arteficina.com.br/, preencher o formulário e efetuar o pagamento via pagseguro. A renda das inscrições é destinada ao pagamento dos palestrantes. Olha o banner do evento:

Ficaremos na expectativa, pois o Daniel acredita veementemente que o resultado desta oficina será no mínimo a criação de uma revista ou coletânea pelos participantes. Com a força que a Arteficina está se desenvolvendo e com o apoio recebido deverá a partir de março de 2013 ter sua própria editora para divulgar as suas publicações, usando a internet para exportar o material para fora da cidade.

Veja algumas ilustrações do Azeitona. Aproveite e confira mais do trabalho do Azeitona no Deviantart e em www.azeitona.daportfolio.com.

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline 

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

Flaubi Farias

Jornalista, parolo, navegador, alienígena e editor do La Parola.
COMPARTILHE