COMPARTILHE

Há uma bibliografia gigantesca, oficiais e não-oficiais, sobre a trajetória daquela que foi a maior banda do mundo. Mesmo assim, entre obras mais do mesmo e obras realmente reveladoras, a cada publicação há algo novo – ou um olhar sob outro ângulo – a respeito dos Beatles. Esse é o caso.

Esse é o caso. Falo da graphic novel Beatles com A – O nascimento de uma banda, publicada originalmente em 2013, mas com a versão traduzida para o português lançada esse ano. O lançamento é da Edições Ideal.

A história foi escrita e desenhada pelo finlandês Mauri Kunnas, um prolífico quadrinista com 40 obras publicadas em 36 países diferentes. Durante 76 páginas o que temos é um longo conto sobre o início dos Beatles, ainda na era pré-beatlemania.

Como a capa sugere, os protagonistas são eles: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Porém, nomes importantes da história da banda como Stuart Sutcliffe e Pete Best (aquele azarado) também são estrelas da HQ.

Além de  Beatles com A – O nascimento de uma banda, a Edições Ideal também traz ao Brasil a HQ Mac Moose e os Stonesescrita e desenhada pelo mesmo Mauri Kunnas.

Ambos os livros serão lançados oficialmente no início de março, mas já estão em pré-venda por um valor promocional na Amazon.

Leia abaixo as primeiras páginas da HQ, que contam de maneira bastante particular como foi a infância de John Lennon:

Release da editora:

A desenfreada história dos primeiros passos da banda mais famosa do mundo. Dos brinquedos de infância ao estúdio em Abbey Road, onde os primeiros singles foram gravados. Uma história que já foi contada milhares de vezes, mas nunca de uma forma tão louca como esta.

Através dos traços do talentoso finlandês Mauri Kunnas, essa graphic novel apresenta momentos hilariantes e detalhes que até os fãs mais fervorosos nunca tinham visto antes. Beatles com A – O nascimento de uma banda é um verdadeiro item de colecionador. Mas é também uma divertida maneira de plantar a semente da beatlemania nas novas gerações.

Na capa do livro, George, Paul, Ringo e John atravessam uma rua no melhor estilo Abbey Road, mas os detalhes do fundo mostram que trata-se na verdade de um Red Light District em Hamburgo. Vire o livro e você vai encontrar mais dois personagens na caminhada: Pete Best e Stuart Sutcliffe. A HQ de Mauri Kunnas começa no nascimento de Ringo (o mais velho da turma), em meio aos ataques aéreos dos alemães na Segunda Guerra, e vai até a gravação do single “Please Please Me” / “Ask Me Why”, o primeiro grande sucesso do Fab Four. No penúltimo quadrinho da história, George Martin abre o microfone da sala de controle e diz para a banda no estúdio: “Parabéns, rapazes! Vocês acabaram de gravar o seu primeiro grande sucesso”. E ele tinha razão.

O resto, como dizem, é história.

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista: