COMPARTILHE
biblioteca passo fundo foto cassiane portela
Foto: Cassiane Portella

A comunidade do município passa a contar com mais uma ação de incentivo à produção cultural local. A inauguração do estande Autores Passo-Fundenses foi realizada na Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski como um ato de compromisso com os escritores que enriquecem a história da cidade.

A ação idealizada pela Prefeitura de Passo Fundo apresenta um espaço de retomada das ligações entre a Academia Passo-Fundense de Letras e a história da Biblioteca Pública, uma linha que figura ao lado das primeiras ações de fomento à leitura, bem como toda a estrutura de reconhecimento de Passo Fundo, com o título de Capital Nacional da Literatura, através das Jornadas Literárias. Frisou o vice-prefeito de Passo Fundo, Juliano Roso:

Nós últimos dias tivemos uma série de comemorações da Semana do Município e temos aqui hoje uma extensão das comemorações, com a importância deste ato de criar o espaço para os autores daqui, além da importância que tem a Academia Passo-Fundense de Letras em toda a história da cidade.

Ser referência em educação, cultura e formação de leitores é um caminho que se consolida a cada dia, com ações de diversos atores e personalidades fundamentais e que desafiam o paradigma estabelecido para construir uma cidade leitora.

O secretário de Educação, Edmilson Brandão, lembra que a inauguração do espaço de valorização aos autores conta apoio e união conjuntas. Afirmou o secretário:

Estamos aqui hoje pelos esforços de muitas pessoas que construíram esta Biblioteca e que lutaram por este espaço. Agradeço a todos que estão envolvidos com este esforço coletivo. Passo Fundo sempre surpreendeu com qualidade e com certeza temos o reconhecimento da comunidade que ajudou a fazer estes 156 anos do município.

Por fim, o presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Osvandré Lech, agradeceu a presença de todos e firmou o compromisso da entidade com o desenvolvimento de Passo Fundo. Ponderou:

É uma alegria dividir este espaço com jovens, um espaço tão especial para a Academia de Letras. É um orgulho sem precedentes para nós esta biblioteca, pois até 1940 não tínhamos nenhuma biblioteca no município. Podemos olhar os resultados desde aquele tempo e nos depararmos com muitas conquistas.

Entre laços e histórias

A Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski foi criada por meio do decreto de lei municipal nº 1.939, pelo então prefeito municipal Arthur Ferreira Filho. As atividades iniciaram no dia 2 de abril de 1940, na Sede do Grêmio Passo-Fundense de Letras.

Tudo começou no dia 2 de fevereiro de 1940, quando o Grêmio de Letras comprou a biblioteca de Oscar César e propôs a transformação para fundar a Biblioteca Pública, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Rotary Club. Desde então, a cidade conta com o espaço de ensino, leitura e cultura.

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista: