Para ler e apreciar: conheça as 5 bibliotecas mais bonitas do mundo

Para que tem paixão por livros ou pela arquitetura, estes são lugares muito especiais. Qual o seu preferido?

bibliotecas mais bonitas do mundo - Sala de leitura real portuguesa, Rio de Janeiro

No mundo todo existem bibliotecas capazes de atrair a atenção de qualquer pessoa. Modernas quase futuristas ou muito antigas, grandes ou pequenas, públicas ou privadas. Todas elas têm algo em comum! Corredores cheios de livros de todos os tipos, silêncio e luz suave, isto é o que irá acompanhá-lo na leitura …

Geralmente, quando pensamos em uma biblioteca, a primeira imagem que vem à mente é uma sala de leitura grande e elegante, com um ar sério e importante que servem para acessar o conhecimento humano.

Essa ideia de “estrutura clássica” se atualizou e modernizou ao longo dos anos, mudando o design e o conceito de biblioteca, e deixando espaço para novas versões.

O design dessas estruturas também mudou com a evolução de sociedade e da cultura. Agora as bibliotecas são locais mais modernos, descontraídos e simples.

Confira nossa lista das bibliotecas mais espetaculares do mundo.

1. Seattle Public Library (EUA)

bibliotecas mais bonitas do mundo - Seattle Public Library

A sede da Biblioteca Pública de Seattle é o coração das bibliotecas públicas da cidade e só pode ser descrita como “chamativa”.

É um edifício futurista de 56 metros de altura, construído inteiramente em aço e vidro no coração da cidade. É também um conjunto perfeito de cantos cubistas não conformistas, uma obra-prima de um dos mais importantes arquitetos dos últimos 20 anos: Rem Koolhas.

Aberta ao público em 2004, esta biblioteca abriga uma coleção de cerca de um milhão e meio de livros e vários materiais de todas as disciplinas.

Espaços bem organizados com todas as tecnologias e confortos necessários. O lugar ideal para se sentar, relaxar e ler um bom livro!

Um verdadeiro emblema da modernidade!

bibliotecas mais bonitas do mundo - Seattle Public Library
Fonte: davideorecchio
bibliotecas mais bonitas do mundo - Seattle Public Library
Fonte: viaggiverdeacido

2. Sala de leitura real portuguesa, Rio de Janeiro (Brasil)

bibliotecas mais bonitas do mundo - Sala de leitura real portuguesa, Rio de Janeiro
Fonte: Intermundial

A sala de leitura real do Rio de Janeiro é o lugar com o maior número de obras literárias portuguesas fora de Portugal, incluindo vários volumes raros.

Esta biblioteca recolhe cerca de 350 mil exemplares de raridade de Portugal. Contém três andares de livros colocados em cada parede, divididos por uma estrutura de ferro muito decorada.

O edifício, em estilo neogótico com uma fachada de pedra calcária transportada diretamente de Lisboa, foi concluído em 1887. Seu interior é caracterizado, em vez disso, pelo cristal multicolorido e teto de ferro forjado onde são colocados belos lustres.

Um verdadeiro show europeu do outro lado do mundo!

bibliotecas mais bonitas do mundo - Sala de leitura real portuguesa, Rio de Janeiro
Fonte: livelovelaughandreadblog

3. Biblioteca Sainte Geneviève, Paris (França)

bibliotecas mais bonitas do mundo - Biblioteca Sainte Geneviève, Paris
Fonte: artsy
bibliotecas mais bonitas do mundo - Biblioteca Sainte Geneviève, Paris
Fonte: wikipedia

No coração do bairro latino de Paris está a Biblioteca Sainte Geneviève, uma das mais belas e famosas do mundo.

Concluído em 1850, é considerado um dos melhores edifícios culturais graças à sua arquitetura moderna e suas decorações de ferro características.

O plano é retangular e a fachada de estilo neo-renascentista com arcos e fendas para a passagem do ar.

Uma enorme coleção de livros, cerca de dois milhões de volumes, sobre as mais variadas disciplinas: arte, história e literatura, mas não só … Ciências sociais e humanidades, linguística, ciência e religião estão entre os muitos livros presentes!

Mais de 150 anos depois, o edifício perdeu o ar da modernidade que o caracterizou, mas apesar disso, sua elegância e beleza não podem duvidar.

bibliotecas mais bonitas do mundo - Biblioteca Sainte Geneviève, Paris
Fonte: nineteensixtyeight

4. George Peabody Library, Baltimore (EUA)

bibliotecas mais bonitas do mundo - George Peabody Library, Baltimore
Fonte: humoringthegoddess

Definida como uma ” Catedral dos Livros ” neoclássica, esta biblioteca foi completada em 1878 e pertence à Universidade John Hopkins, localizada no campus de Baltimore. O local foi construído com o objetivo de criar uma biblioteca aberta, ou seja, o uso gratuito de todas as pessoas que desejam consultar livros.

Ele coleta uma coleção de cerca de 300 mil volumes em sua maior parte dedicados a: história, arte e literatura, tanto americanos como britânicos.

Consiste em um átrio, com um piso de mármore preto e branco, que sobe em cinco níveis para chegar ao teto de vidro. Possui balcões com decorações de ferro e colunas em cores cremosas e douradas.

Tudo isso significa que esta biblioteca é considerada uma das mais fascinantes do planeta.

bibliotecas mais bonitas do mundo - George Peabody Library, Baltimore
Fonte: staticflickr

5. Biblioteca Real do Mosteiro do Escorial, Madrid (Espanha)

bibliotecas mais bonitas do mundo - Biblioteca Real do Mosteiro do Escorial, Madrid

A Biblioteca Real do Mosteiro do Escorial foi fundada por Felipe II, humanista e intelectual espanhol, com a ideia de reunir todo o conhecimento humano em um só lugar

Foi uma das primeiras bibliotecas a colocar livros nas paredes para deixar o centro dos quartos completamente livre. Tem uma coleção composta por mais de 40 mil obras que ocupam todo um corredor.  

O plano retangular da sala de estar, do ponto de vista arquitetônico, é inspirado no design da Biblioteca Laurentiana de Michelangelo em Florença, com numerosas janelas baixas que enchem toda a sala com luz.

Património Mundial da UNESCO, caracteriza-se pelos afrescos nos tetos, nos pisos de mármore e nas prateleiras esculpidas cheias de livros.

bibliotecas mais bonitas do mundo - Biblioteca Real do Mosteiro do Escorial, Madrid
Fonte: illibraio

Texto enviado por Habitissimo – Guia de onde encontrar informação detalhada, orçamento e opiniões sobre profissionais e empresas de obras, arquitetura e decoração.

Habitissimo

Habitissimo

Guia de onde encontrar informação detalhada, orçamento e opiniões sobre profissionais e empresas de obras, arquitetura e decoração.
Habitissimo