COMPARTILHE

Quem tem mais de trinta anos certamente se lembra das populares fitas K7. Elas eram muito mais baratas que o vinil e o CD, e ainda possibilitavam criar uma coletânea só com nossas músicas favoritas, misturando artistas, estilos e gêneros musicais. Algo que outros formatos, na época, não permitiam.

E foi inspirado pelas fitas K7 – não por acaso uma delas figura na capa da obra – que o escritor goiano (e trintão) Israel Teles escreveu a obra Letra & Música, e-book que reúne contos baseados em canções, todas cuidadosamente escolhidas pelo autor.

A ideia surgiu com o objetivo de unir duas paixões de Israel: a música e a literatura:

A inspiração precisa movimentar-se com liberdade, e é sempre interessante quando uma mídia guia e influencia outra (Israel Teles)

Para ele, tanto a literatura quanto a música, apesar de utilizarem forma e conteúdo de maneiras diferentes, partem do mesmo objetivo: contar uma história. No entanto, enquanto a literatura se utiliza de um enredo, de uma estrutura narrativa, e de personagens previamente definidos, a música faz uso da melodia, da composição, e das variações de notas que seguem a letra da canção.

E se partem do mesmo objetivo, literatura e música também alcançam a mesma finalidade. Por esta razão, a música pode ter múltiplos significados, e cada um que a ouvir interpretará determinada canção de uma maneira muito específica e particular – tal e qual acontece com a literatura. A mesma música e o mesmo livro serão compreendidos e decodificados por cada ouvinte e por cada leitor a partir de suas próprias crenças e experiências.

O fato é que não se faz música e literatura sozinho – e Israel Teles sabe disso muito bem. Sem alguém para receber e reinterpretar a visão do artista, a arte encerra-se em si mesma, e não gera resultados e nem reflexões, nascendo e morrendo sem sair do lugar.

Assim, há um espaço cativo para o leitor (e para o ouvinte também) nas páginas virtuais de Letra & Música. É a partir desta identificação entre o produtor e o consumidor de arte que se dá o milagre da multiplicação de significados. Quem lê precisa sentir-se parte da história; precisa ser, de alguma forma, tocado e provocado pelo texto. Da mesma forma, quem ouve determinada música precisa se enxergar nela, seja em sua melodia, em sua letra, em seu ritmo. Sem identificação, não há relação.

Por esta razão, Israel foi bastante eclético no momento de escolher as músicas nas quais seus contos seriam inspirados: encontramos na obra desde sertanejo de raiz, representado por Tião Carreiro e Pardinho; rock pesado, com Faith No More, e o inclassificável e belo Cordel do Fogo Encantado, entre muitos outros.

O autor conta que a inspiração para a produção dos contos não veio apenas das letras das canções, mas de suas harmonias, notas, batidas, e de determinadas palavras perdidas em sua composição. Também, é claro, da bagagem cultural do próprio escritor, e de situações que viveu ou presenciou, e que de alguma forma marcaram sua produção artística e literária, e o tornaram quem é.

O mais bacana é que, ao final de cada conto, há links e informações a respeito da música em questão, permitindo que o leitor conheça mais e melhor os artistas citados na obra.

Porém, engana-se quem pensa que Israel é somente um amante da música; o autor é músico também. A canção que consta no vídeo de divulgação da obra chama-se “Você Se Vai”, e foi composta pelo autor em parceria com Flor de Araújo. A música está disponível para download gratuito.

Lançado em português e inglês, o e-book pode ser adquirido nas lojas da Apple, Amazon, Barnes & Noble, Google, Kobo, Samsung, Livraria Cultura e IBA.

Leitores interessados em adquirir, ou saber mais sobre a obra, podem acessar o site do autor: www.israelteles.com.br.

E é por todas estas razões que o e-book Letra & Música deve ser lido, ouvido e sentido por quem entende desta relação íntima e vitoriosa entre contos e canções, entre letras e melodia, entre literatura e música.

Afinal, a diferença entre contar e cantar é tão pequena, que é praticamente imperceptível.

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista: