COMPARTILHE
Capa da revista Cartunismos

O cartunista passo-fundense Mauricio Zamprogna costuma transpôr seu bom humor em ilustrações. É especialista em cartuns, charges, quadrinhos, tiras e qualquer outro estilo similar, sempre com cunho humorístico. Ício, como é chamado, já teve desenhos expostos em diversos salões de humor internacionais. Além do Brasil, participou de salões em Portugal, Itália e Argentina.

Sempre que possível, Ício publica ilustrações em seu blog, em sua página do facebook e em jornais diversos. De todos os locais em que publicou desenhos, o maior destaque foi a veiculação de dois quadrinhos na versão nacional da revista Mad.

Como Ício falou em uma conversa (na íntegra mais abaixo), ele se baseia no cotidiano para fazer suas ilustrações. Nada é muito complexo, rebuscado ou elitista. Não tem quem não entenda a mensagem. E não tem que não ache graça. Bom, até pode ter, mas isso é em virtude do alto nível de azedume da pessoa em questão.

Icio Zamprogna Cartuns (4)

Ício estará lançado a revista independente Cartunismos na Feira do Livro de Passo Fundo. São 32 páginas com ilustrações de sua autoria, muitas delas inéditas. A revista foi financiada com parte de um prêmio em dinheiro recebido por Ício, o de 2º lugar no Salão de Humor de Volta Redonda. Cartunismos estará à venda no estande da Academia Passo-Fundense de Letras durante toda a exposição – ou enquanto durar o estoque. Ainda na Feira do Livro, o desenhista estará fazendo uma exposição de desenhos e autografando as revistas a partir das 18 horas do dia 8 de novembro.

Transcrevo abaixo a conversa. Role o mouse mais um pouco para ver outros desenhos do cara.

Como é teu processo de criação? Você desenha todos os dias?

Não tenho uma regra pra criar meus desenhos. Às vezes a ideia pode surgir do nada, por exemplo numa fila de mercado, no elevador… Ou vou construindo ideias a partir de um tema escolhido. Formulada a ideia, faço o desenho e finalizo com caneta ou pena e nanquim. Por fim, costumo colorir com tinta aquarela ou pelo computador. Como  não vivo dos meus cartuns e possuo outro emprego, não me sobra tempo pra desenhar todos os dias. Geralmente me dedico aos meus “afazeres cartunístico” durante a noite.

De onde vem a inspiração para as ilustrações? E o que você mais gosta de desenhar?

Em geral, inspiro-me em fatos do dia-a-dia. Mas como disse anteriormente, não tenho uma regra. Prefiro os desenhos de humor e sátira. Não gosto de quadrinhos de super heróis e ODEIO  mangás.  A lista de cartunistas que admiro é grande. Entre eles estão Quino , Crumb, Liniers, Schulz, Angeli, Laerte, Adão, Ziraldo, é difícil lembrar de todos.

Com quantos anos começou a desenhar e quando você descobriu que tinha talento para isso?

Sempre gostei de desenhar. Lembro que na 4ª ou 5ª série da escola me reuni com alguns colegas pra fazer uma HQ no estilo turma da Mônica. Meus livros e cadernos eram meus sketchbooks. Mas na verdade demorei a levar isso mais à sério. Comecei  a desenhar cartuns, charges e quadrinhos somente há uns cinco ou seis anos. Antes eram só rabiscos mesmo.

Vi que você já tem desenhos publicados na Mad. Você enviou para a revista ou foi procurado? Como foi o contato?

Publicar na Mad foi um sonho de infância realizado! Eu lia muito a Mad. Um dia folheando a revista pensei: vou mandar uns desenhos e ver no que dá. Mandei para um editor e ele entrou em contato comigo me informando que havia gostado e que iria publicá-los. Eu nem acreditei. Não é fácil conseguir espaço na revista. No Brasil tem muitos cartunistas fazendo trabalhos muito bons.

Onde mais seus desenhos têm sido publicados?

Participo de exposições em salões e mostras de humor e cartuns.  Alguns deles foram o XV PortoCartoon em Portugal, Salão de humor LA GHIGNATA em Monza, XVIII Salão Internacional Diogenes Taborda em Buenos Aires, 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, XX e XXI Salão Internacional de Desenho de Porto Alegre, entre outros.  Fui premiado com o 2º lugar no 26° Salão Nacional de Humor de Volta Redonda-RJ 2013. Todos esses desenhos podem ser vistos no meu blog: iciocartunista.blogspot.com.br. Além disso, estarei lançando a revista Cartunismos na Feira do Livro de Passo Fundo.

Outras ilustrações humorísticas de Ício: 

Icio Zamprogna Cartuns (3)

Icio Zamprogna Cartuns (5) Icio Zamprogna Cartuns (1) Icio Zamprogna Cartuns (2)

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista: