Cinema Oriental Nem Tão Conhecido Parte 1

cinema oriental

O cinema oriental sempre me fascinou. Sua fotografia e direção artística impecáveis, suas histórias baseadas em valores diferentes dos nossos. Sempre procurei saber mais sobre esse tipo de cinema, partindo da infância regada a Flashman, Jiraiya, Jiban, Jaspion e demais maravilhas (sim, eu sei que isso não é cinema, irrelevante), chegando na descoberta de grandes diretores orientais (na minha humilde opinião)  como Akira Kurosawa (Sete Samurais), Chan-Wook Park (Oldboy), Ang Lee (As aventuras de Pi), Takeshi Kitano (Zatoichi) e Hayao Miyazaki (A viagem de Chihiro).

Ultimamente andei procurando produções menos conhecidas, vindas principalmente de China, Coréia do Sul e Japão. Nessa minha busca descobri filmes fascinantes, e pouco conhecidos no Brasil.

Deixando claro que não sou crítico de cinema, e de forma alguma almejo em sê-lo, gostaria de lhes indicar alguns filmes não muito conhecidos, mas fascinantes.

Tampopo, Os Brutos Também Comem Spaghetti (1985)

Tampopo

Tampopo é uma comédia japonesa voltada à culinária e aos rituais de preparação de pratos no Japão. Goro (Tsumoto Yamazaki) procura ajudar Tampopo (Nobuko Miyamoto) a encontrar a receita perfeita de ramen (sopa japonesa), para que possa melhorar seu restaurante, e ser vista e aceita como uma verdadeira cozinheira de ramen. Outros personagens vão se juntando a Tampopo durante o filme, transformado essa busca em algo quase épico. Grande destaque para as pequenas histórias individuais no meio do filme sobre a relação do Japão  com a sua culinária, quase se tornando mais fascinantes que o filme em si.

Nome Original: Tampopo

Diretor: Jûzô Itami

Trailer:

http://youtu.be/W_KctoG0bAE

[divider]

Eu Sou Um Cyborg Mas Tudo Bem (2006)

eu sou um ciborgue mas tudo bem

Quem conhece o diretor de Oldboy, Chan-Wook Park, sabe que o cara não decepciona.  Esse filme possui uma das histórias mais estranhamente românticas que eu já vi, ou talvez uma das histórias romanticamente estranhas que eu já vi.  Não vou entrar em maiores detalhes sobre, porque quanto menos se sabe dessa história, mais surpreendente ela é quando se assiste. Se a minha recomendação vale algo, assista! Espera algumas das cenas mais lindas já vistas em filmes, e fugindo completamente de clichês. Chan-Wook Park vai criar filmes sensacionais, espero que por muito tempo.

Nome Original: Saibogujiman Kwenchana

Diretor: Chan-Wook Park

Trailer:

[divider]

A Hora do Acerto (2004)

a hora do acerto

Um dos raros filmes não comédia e não estritamente ação de Jackie Chan. A Hora do Acerto traz uma história forte e cativante de um inspetor de polícia que vê todo seu time ser assassinado por uma gangue de adolescentes com famílias ricas. Destaque para a atuação de Jackie Chan, provando que não só de pancadaria e movimentos difíceis e complexos que vive um ator de filmes de ação, é preciso mover o espectador e passar a dor sentida.

Nome Original: Xin jing cha gu shi

Diretor: Benny Chan

Trailer:

http://youtu.be/OEeuUfHACUs

[divider]

God’s Puzzle (Título em português a ser confirmado) (2008)

GodsPuzzle_05

Filme bonito, interessante, sensível e difícil, do diretor japonês Takashi Miike. Takashi é reconhecido pelos seus filmes violentos e sangrentos, como Ichi the Killer. Nesse filme (que fico lhes devendo o título em português, mas nem por isso deixo de citá-lo), estudantes tentam criar um universo com um acelerador de partículas, passando grande parte do filme discutindo sobre a criação do universo, e as diferenças e importâncias entre ciência e arte.

Título Original: Kamisama no Pazuru

Diretor: Takashi Miike

Trailer:

http://youtu.be/-HCSMWEJloM

[divider]

Ong-Bak – Guerreiro Sagrado (2003)

cinema oriental

Filme tailandês de baixo orçamento, tratando do roubo de um objeto sagrado em uma vila (a cabeça de uma estátua de buda), e a busca de um rapaz da vila por esse artefato. Destaque para as eletrizantes cenas de combate com Muay Thai, e perseguições mostrando paisagens da Tailândia.

Título Original: Ong-Bak

Diretor: Prachya Pinkaew

Trailer:

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline