E se as bicicletas cantassem?

A bicicleta é uma das invenções mais fascinantes e úteis que a humanidade já presenciou. É um veículo que pode servir para locomoção, para fazer manobras, para apostar corridas, para fazer trilhas e para fazer música.

Provavelmente esta última função você não conhecia, mas um compositor norte-americano apaixonado por bikes inovou na forma como capta os sons de suas músicas. Seu nome é Johnny Random e sem utilizar instrumentos musicais tradicionais, sintetizadores ou samplers, criou uma composição chamada Bespoken.

No vídeo abaixo, Johnny fala de sua paixão pelo veículo desde a infância e como surgiu a ideia de captar os sons que uma bicicleta emite e transformá-los em música. Bespoken possui apenas uma prévia na internet, a música integral está disponível no iTunes.

“Quando eu era criança, eu costumava colocar papelões na minha bicicleta para ouvir o som dos raios, então tive uma ideia: ‘E se eu pudesse afinar estes raios para criar uma melodia?’ Anos mais tarde, é exatamente o que estou fazendo”.

No SoundCloud do compositor, além da prévia, há as trilhas individuais utilizadas para a composição e suas descrições. Dessa forma, é possível saber como e com qual parte da bicicleta Johnny capturou cada trilha que compõe a música.