Conexões Globais: Ativismo, Comunicação e Cultura Digital

O Conexões Globais é um evento que acontece nos dias 24 e 25 janeiro na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Durante dois dias, o público poderá debater com ativistas e acadêmicos de diferentes partes do mundo, pessoalmente ou via web. Além de debates, haverá oficinas e apresentações multiculturais. O evento poderá ser acompanhado todo via internet.

O que a internet oferece para a civilização hoje? Qual o papel da rede nas manifestações globais? O que é democracia 2.0? Nossos dados online estão em sigilo? Existe liberdade de expressão na internet?

Poderíamos passar uma bela madrugada apenas indagando sobre internet. É tão amplo que respostas simples não resolvem, é preciso filosofar, discutir, refletir ou outro verbo similar. Com esse propósito, o Conexões Globais chega à sua terceira edição, promovendo uma série de debates sobre o tema. O evento é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A ideia é conectar mais o povo com a administração estadual, tanto que terá o governador Tarso Genro como um dos debatedores.

As mobilizações populares em rede ao redor do mundo, a cultura digital, os protestos de junho de 2013 no Brasil, o direito à privacidade e liberdade de expressão e outros assuntos relacionados serão discutidos entre o público e ativistas, acadêmicos e demais debatedores. O Conexões será norteado por uma discussão descentralizada e com o recurso tecnológico da webconferência, características que condizem com a temática.

O evento será realizado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, mas será transmitido em tempo real pela internet para que pessoas de qualquer parte do globo possam participar.

Além dos debates centrais, o Conexões terá oficinas, concursos e espetáculos multiculturais. Durante os intervalos dos debates terá uma série de apresentações artísticas. A programação conta com artes cênicas, danças e apresentações musicais. Apanhador Só, Wander Wildner, Nitro Di, Laura Finocchiaro, Dziw Jazz Trio, Dani Umpi e outras atrações farão parte das Conexões Culturais do evento.

Confira a programação dos debates centrais. A programação completa com agenda de shows e oficinas você confere aqui.

24/01

14h – Cultura de rede, colaborativa e digital
16h – Soberania digital e vigilância na era da internet
18h – As jornadas de junho e o futuro da democracia no Brasil

25/01

14h – Três anos de revoltas interconectadas – De Túnis ao Brasil
16h – Tecnopolítica dos #protestosbr e um enfoque global
18h – Espaço público e sociedade em rede.

O Conexões Globais poderá ser acompanhado em tempo real no site oficial e nas redes sociais do evento, que não são poucas:

Site – http://www.conexoesglobais.com.br/
Twitter – http://twitter.com/conexoesglobais
Facebook – http://bit.ly/FaceConexoesGlobais
Instagram – http://instagram.com/conexoesglobais
Flickr: http://bit.ly/FlickrConexoes
Google +: http://bit.ly/ConexoesPlus
Youtube: http://bit.ly/ConexoesYoutube

Acompanhe abaixo ou em conexoesglobais.com.br.