Conflito na Síria protagoniza o 97º Prêmio Pulitzer de Fotografia

Os vencedores do prêmio Pulitzer, um dos mais cobiçados e conceituados do mundo, foram divulgados dia 15 de abril. Essa foi a 97ª edição do prêmio, criado em 1917 para premiar as melhores fotografias e reportagens publicadas nos jornais norte-americanos.

O gigante The New York Times foi o principal vencedor desta edição do Pulitzer, conquistando quatro prêmios: Reportagem investigativa, reportagem explicativa, reportagem internacional e texto de destaque.

Agora vamos falar sobre o assunto da coluna, vamos falar de fotografia. O mexicano-americano Javier Manzano, conquistou o poderoso prêmio na categoria Fotógrafo. Manzano fotografou, em 18 de outubro de 2012, dois rebeldes sírios de tocaia em um galpão escuro situado no bairro Karmel Jabl, da cidade de Aleppo. Mais de dez buracos de balas iluminam o galpão com pequenos e nítidos feixes de luz solar. A fotografia foi distribuída pela agência AFP.

javier manzano pullitzer

Na categoria Cobertura Fotográfica, foram premiadas as imagens capturadas pelos fotógrafos Rodrigo Abd, Manu Brabo, Narciso Contreras, Khalil Hamra e Muhammed Muheisen, da agência Associated Press. Os cinco fotógrafos fizeram a cobertura do conflito armado na Síria entre o governo e rebeldes. O saldo do conflito na Síria em 2012 foi de mais de 60 mil mortos e mais de um milhão de desabrigados. Veja abaixo as fotos da premiada cobertura:

Khalil Hamra (1) Khalil Hamra (2) Manu Brabo (1) Manu Brabo (2) Manu Brabo (3) Manu Brabo (4) Manu Brabo (5) Manu Brabo (6) Muhammed Muheisen Narciso Contreras (1) Narciso Contreras (2) Narciso Contreras (3) Narciso Contreras (4) Narciso Contreras (5) Narciso Contreras (6)

Rodrigo Abd (1) Rodrigo Abd (2) Rodrigo Abd (3) Rodrigo Abd (4) Rodrigo Abd (5)

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline