COMPARTILHE

Um acontecimento extraordinário na literatura marcará o ano de 2015. O clássico absoluto “O Sol é Para Todos” (original: To Kill a Mockingbird), da escritora norte-americana Harper Lee, terá uma espécie de sequência lançada 55 anos após a obra original.

O livro se chama “Go Set a Watchman” e ainda não tem título em português. A narrativa conta a história de Jean Louise “Scout” Finch, protagonista do romance, e se passa 20 anos após os acontecimentos do primeiro livro. O lançamento será em 14 de julho, mas a versão em língua inglesa já está em pré-venda na Amazon. Harper Lee demonstrou surpresa com o lançamento da sequência:

“Achei que (o livro) é uma boa tentativa. Estou lisonjeada e impressionada com o fato de este livro ser publicado agora, depois de tantos anos

A descoberta foi acidental. “Go Set a Watchman” se trata, na realidade, da obra original que inspirou “O Sol é Para Todos”. Na década de 1950, Harper Lee foi orientada por seu editor a refazer algumas passagens de flashback do original e escrever um outro livro, baseado no passado. Harper Lee topou e o resultado foi esse clássico indiscutível da literatura mundial. O manuscrito foi descoberto no ano passado, junto com o original de “O Sol é Para Todos”.

“Eu era escritora de primeira viagem, então fiz o que me pediram. Eu não sabia que ele tinha sobrevivido. Fiquei surpresa e feliz quando minha querida amiga e advogada Tonja Carter o descobriu. Depois de muito pensar e hesitar, eu o mostrei a algumas pessoas em que confio e fiquei contente de ouvir que elas achavam que eu deveria publicá-lo.”

A editora HarperCollins pretende fazer uma tiragem inicial de 2 milhões de cópias. O vice-presidente da editora, Jonathan Burnham, classificou o episódio como um evento literário memorável:

“O livro, que pode ser visto como uma continuação do romance clássico de Harper Lee, é uma narrativa emocionante sobre o relacionamento de um pai e uma filha e sobre a vida de uma pequena cidade do Alabama durante o momento de tensões raciais dos anos 1950”.

“O Sol é Para Todos” foi lançado em 1960. O livro, que fala sobre o racismo na época da “Grande Depressão”, já vendeu mais de 40 milhões de cópias em 40 idiomas diferentes, recebeu o Pullitzer no ano de lançamento e ganhou uma notória adaptação cinematográfica dois anos depois. O filme, estrelado por Gregory Peck, foi vencedor de 3 Oscars.

Harper Lee está com 88 anos e até então “O Sol é Para Todos” havia sido sua única publicação durante a vida inteira. Lee, segundo amigos próximos está em um estado de saúde bastante debilitado e não fará viagens para promover o lançamento, tampouco sessões de autógrafos.

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista: