COMPARTILHE

Já se passaram mais de 150 anos desde o lançamento do absoluto clássico da literatura Alice no país das maravilhas, do britânico Lewis Carroll. Se você vive em algum planeta do Sistema Solar, você sabe de qual livro estamos falando, então dispensaremos apresentações.

Catalogado equivocadamente muitas vezes como um livro infantil, a obra ultrapassa os limites de faixa etária e tudo mais. É psicodélica, imaginativa, crítica e atemporal. Dessa história, são tiradas lições e ideias para crianças, pré-adolescentes, adolescentes, adultos e idosos. Tudo depende do contexto inserido.

O Blog da Cosac Naify publicou essas dez curiosidades sobre a personagem e o autor que reproduzo abaixo. A editora, é bom lembrar, está lançado um box de luxo especialíssimo com os livros Alice no país das maravilhas Alice através do espelhoa continuação da história, lançada seis anos depois da original. A caixa está disponível e já pode ser encomendada.

Lewis Carroll

1. O nome de batismo de Carroll é Charles Lutwidge Dodgson. O pseudônimo Lewis Carroll foi adotado em 1856, por sugestão do editor da revista The Train, na qual o autor publicou seus primeiros contos e poemas.

2. A famosa personagem de Carroll é inspirada em Alice Liddell, que o autor conheceu em 1856, então com três anos de idade. A pequena era filha do meio de Henry Liddell, amigo de Lewis Carroll e decano da Christ Church, a mais prestigiosa instituição da Universidade de Oxford.

3. Alice no País das Maravilhas surgiu durante um passeio de barco com as três filhas de Henry Lindell, em 4 de julho de 1862. Carroll improvisou uma história fantástica em que Alice, a sua preferida entre as irmãs, era a personagem principal.

4. No final daquele mesmo ano, a história da menina que caía em um buraco se transformou em livro, atendendo ao pedido dela. As aventuras de Alice debaixo da terra era o título do livrinho que Lewis Carroll deu para Alice como presente de Natal.

5. Lewis Carroll teve por anos a fotografia como um de seus passatempos prediletos. Abaixo, uma imagem de Alice Liddell, já com dezessete anos, que integra o 9º volume da coleção Photo Poche, dedicado à produção fotográfica de Carroll:

Alice Liddell - 17 anos

6. Uma nova adaptação cinematográfica de Alice através do espelho está prevista para 2016. O elenco inclui Johnny Depp, Anne Hathaway e Helena Bonham Carter.

7. O primeiro a ilustrar Alice no País das Maravilhas foi o inglês John Tenniel, celebrado artista da época, em 1865. Sete anos depois, quando Carroll publicou Alice através do espelho, Tenniel também assinou as ilustrações.

8. Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho tiveram suas primeiras adaptações cinematográficas em 1903 e 1915, respectivamente.

9. A rainha Vitória e Oscar Wilde eram fãs assumidos da saga de Alice.

10. Nos anos 1930, Alice no País das Maravilhas foi banido na China, porque alguns julgavam desrespeitoso que personagens animais fossem capazes de usar a linguagem humana.

alice no país das maravilhas ilustração original em cores (2)

A Cosac Naify está lançado essa versão de luxo, mas Alice, como uma obra de alcance global, já foi lançada por incontáveis editoras ao redor do planeta. Além do mais, adaptações cinematográficas, paródias e versões alternativas também foram feitas para homenagear essa história. Você pode encontrar os livros, filmes e artigos de Alice em várias lojas online como Amazon, Saraiva, Livraria Cultura e Livraria da Folha.

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista: