David Crosby: CROZ

Um hiato de mais de 20 anos chegou ao fim. David Crosby divulgou na internet em 21 de janeiro de 2014 o álbum CROZ. Com onze faixas, o disco será lançado oficialmente dia 27, mas já está disponível para ser ouvido na íntegra (o autoplay é automático, então deixa rolar que vale a pena).

David Crosby foi um dos formadores da banda The Byrds, na metade dos anos 1960, mas consagrou-se de verdade no ramo musical no fim da mesma década com o supergrupo formado por ele, Stephen Stills, Graham Nash e, esporadicamente, Neil Young. ‘CROZ’ é o quarto álbum solo de Crosby, que foi, na verdade, muito mais produtivo com seus comparsas. Com o grupo, gravou oito álbuns de estúdios, além de compilações, álbuns ao vivo e afins.

Eu gastei muito tempo trabalhando com o Crosby, Stills & Nash nessas duas últimas décadas. Mas eu queria desafiar a mim mesmo e trabalhar fora do grupo. Também queria fazer coisas diferentes do que eles fazem e, há alguns anos, comecei a escrever muito. Estou feliz que tenha feito isso. (Em entrevista à Rolling Stone americana)

O último trabalho solo de Crosby havia sido Thousand Roads, gravado em 1993. Este novo trabalho demorou dois anos para ser concluído e foi feito com seu filho, James Raymond, com quem Crosby já trabalhara anteriormente no projeto CPR (Crosby, Pevar & Raymond). ‘CROZ’ também tem a participação de Mark Knopfler na faixa What’s Broken.

Após o lançamento, Crosby, mesmo com o peso de seus 72 anos, fará uma pequena e raríssima turnê solo em fevereiro. Mas deverá ser só isso. Em março, o músico se juntará outra vez a Stills e Nash para uma nova turnê do grupo.