Retrospectiva Musical: 6 discos fundamentais de 2012

Listas sempre são injustas. Sempre falta algo. Sempre sobra algo. Listas são pessoais demais. E por esse fator são tão discutidas. E tão difundidas. Todo mundo tem uma lista de algo na cabeça e aqui não vai ser diferente. E como gostamos de música, essa é uma pequeníssima lista de 6 discos lançados em 2012 julgados fundamentais. A escolha é baseada puramente no gosto musical de quem aqui escreve. A escolha da ordem foi dispensada, são apenas os seis mais fundamentais, sem a necessidade de sobrepor um sobre outro. Aí vai:

Alabama Shakes – Boys & Girls

Revelação do ano. Liderados pela vocalista Brittany Howard é uma bela mistura de soul, blues e rock. Brittany, ainda antes da fama, rejeitou participar do programa X-Factor (para a sorte de todos). A banda de Alabama foi recebida com grandes méritos pela crítica musical mundial e tem excursionado em turnês com Jack White.

Jack White – Blunderbuss

Um workaholic da música, Jack White estreiou carreira solo em 2012. Após aclamados discos nas bandas The White Stripes, Raconteurs The Dead Weather, White se aventurou e acertou um tiro certeiro. Blunderbuss é divido em duas bandas de apoio, uma só de homens e uma só de mulheres. Durante as turnês, Jack White, tem levado as duas bandas, fazendo apresentações em dois tempos.

Bob Dylan – Tempest

Mais velho, mas ainda prolífico, Dylan lançou seu trigésimo quinto álbum em 2012. Antes do lançamento do disco (setembro), Bob Dylan se apresentou em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Cada vez mais rouco, continua desfilando talento em composições e histórias cantadas. Entre baladas e o blues, Dylan continua presenteando os fãs de diferentes gerações, e conquistando novos.

Neil Young & Crazy Horse – Psychedelic Pill

Os melhores disco de Neil Young foram gravados com a Crazy Horse. Este ano foi muito produtivo para o velho Neil e sua banda de apoio. Gravam um álbum de covers (Americana) e um com composições novas (Psychedelic Pill). O disco duplo possui músicas gigantes. Driftin’ Back, a faixa inicial, possui 27 minutos! Além disso, este ano Neil Young escreveu uma autobiografia, Waging Havy Peace, parou de fumar cannabis e parou de beber.

Dr. John – Locked Down

Aos 72 anos de idade, doutor John deixou Dan Auerbach (Black Keys) ser o encarregado de produzir seu mais recente disco. A mão e o estilo de Dan Auerbach é bem visível nesse álbum. Dan também participou gravando guitarra, percussão e alguns vocais de fundo. Combinação entre juventude e experiência realizada com muito sucesso.

Rolling Stones – GRRR!

O ano de 2012 foi emblemático para os Stones. A banda completou 50 anos de existência, lançou duas músicas novas após 7 anos longe dos estúdios (a última vez tinha sido ainda com o disco A Bigger Bang, em 2005) em uma coletânea tripla e voltou aos palcos, esgotando os ingressos mesmo com preços acima da média. Quem pensou que os Rolling Stones estão se entregando recebeu um belo tapa na cara, principalmente com a qualidade criativa demonstrada nas canções novas.

 

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline