COMPARTILHE
fotógrafo

“Um fotógrafo é literalmente alguém que desenha com a luz. Alguém que escreve e reescreve o mundo com luzes e sombras” (Sebastião Salgado)

Sebastião Salgado, o fotógrafo brasileiro mais conhecido mundialmente, poderá estar presente na cerimônia do Oscar de 2015. O documentário “O Sal da Terra”, lançado este ano, está entre os 15 pré-indicados da categoria.

O filme já recebeu um prêmio especial do júri no Festival de Cannes desse ano, onde Salgado foi ovacionado pela plateia por nada menos do que cinco minutos interruptos após a exibição do documentário. “O Sal da Terra” é dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo filho de Sebastião, Juliano Ribeiro Salgado.

“Podemos situar vários fotógrafos no mesmo lugar que eles sempre farão fotos bastante diferentes. Cada um tem a sua maneira de ver, cada um em função de sua história” (Sebastião Salgado)

“O Sal da Terra” é uma produção da companhia francesa Decia, em parceria de produtoras do Brasil e da Itália. É um olhar bastante íntimo e particular de um fotógrafo que está há 40 anos documentando a natureza e a humanidade, em todos os continentes.

Sebastião Salgado, mineiro de Aimorés, lançou também neste ano a biografia “Da Minha Terra à Terra”, um livro essencial para todos os entusiastas da fotografia. E também neste ano esteve viajando pelo Brasil para divulgar a sua última exposição, Gênesis, um documento de Salgado sobre os lugares mais remotos do planeta Terra.

A pré-indicação é merecida. Sem dúvida, Sebastião Salgado é referência como fotógrafo, artista e naturalista, como podem ver nessa inspiradora palestra do TED.

Confira o trailer de “O Sal da Terra”:

A lista definitiva dos indicados será divulgada dia 15 de janeiro de 2015. Abaixo, a lista de todas as obras pré-selecionadas na categoria “documentário” da 87ª edição do Oscar. A cerimônia será em 22 de fevereiro, em Hollywood:

Art and Craft (Sam Cullman, Jennifer Grausman e Mark Becker)
The Case against 8 (Ben Cotner e Ryan White)
Citizen Koch (Carl Deal e Tia Lessin)
Citizenfour (Laura Poitras)
Finding Vivian Maier (John Maloof e Charlie Siskel)
The Internet’s Own Boy (Brian Knappenberger)
Jodorowsky’s Dune (Frank Pavich)
Keep On Keepin’ On (Alan Hicks)
The Kill Team (Dan Krauss)
Last Days in Vietnam (Rory Kennedy)
Life Itself (Steve James)
The Overnighters (Jesse Moss)
O Sal da Terra (Wim Wenders e Juliano Salgado)
Tales of the Grim Sleeper (Nick Broomfield)
Virunga (Orlando von Einsiedel)

Sebastião Salgado O Sal da Terra (1)
Juliano Salgado, Sebastião Salgado e Wim Wenders
Sebastião Salgado O Sal da Terra (2)
Wim Wenders, Lélia e Sebastião Salgado
Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

Flaubi Farias

Jornalista, parolo, navegador, alienígena e editor do La Parola.
COMPARTILHE