COMPARTILHE

No dia 8 de dezembro de 1980, um filho da puta chamado Mark David Chapman escreveu seu nome na história. Eram 23 horas, quando Mark, de tocaia, enxergou John Lennon e Yoko Ono entrando no Hotel Dakota, onde moravam. Mark, que havia recebido na mesma tarde um autógrafo de John, puxou um revólver e atingiu o músico com 4 tiros. Estava decretado o fim da vida de John Lennon.

Não foi a morte precoce (tinha 40 anos) que fez de John Lennon ser reconhecido como um ícone mundial. Biologicamente, o ex-Beatle é um ser humano como todos nós, consciente e mortal, mas suas ideias tiveram um alcance absurdo e duração perpétua.

John Lennon é um dos meus ídolos e, mesmo não sendo nascido em 1980, a data 8 de dezembro é muito marcante pra mim. Foi o dia em que as minhas chances de um dia vê-lo pessoalmente foram liquidadas, mesmo anos antes de eu sentir essa vontade.

John Lennon Camera

O legado cultural, humano, filosófico, comportamental e intelectual que Lennon deixou para os fãs é inspirador até hoje, exatos 34 anos após sua morte. Por isso, para homenagear um dos maiores que a Terra já abrigou, selecionei 9 obras audiovisuais sobre o fundador dos Beatles. Entre cinebiografias, dramatizações, documentários e apresentações ao vivo, aqui há um pouco do que há de melhor sobre Lennon.

Títulos originais mantidos.

Bed-in For Peace

Ano: 1969
Sinopse: Yoko Ono publicou no YouTube o documentário de 1h10m que ela fez com John Lennon em 1969, durante um protesto pacífico do casal em Montreal.

O filme documenta a semana que o casal passou deitado numa cama, recebendo visitas e tocando músicas, numa tentativa de promover a paz mundial durante o auge da Guerra do Vietnã.

John e Yoko fizeram a primeira versão do “bed-in” durante sua lua de mel no hotel Hilton, em Amsterdã. Depois repetiram o ato de protesto não-violento em Montreal, no Canadá, quando receberam membros da imprensa além de visitas de gente como o ativista Dick Gregory, Timothy Leary, Derek Taylor, entre muitos outros. (via)

Imagine: John Lennon

Ano: 1988
Sinopse: A frase mais ouvida após John Lennon ser alvejado tornou-se definitivamente realidade com o lançamento de ‘Imagine: John Lennon’. Isso aconteceu graças à fabulosa coleção particular de Lennon e Yoko Ono, contendo filmes inéditos, tapes, entrevistas de rádio e TV, fotos, pequenos curtas, etc.

O produtor-roteirista David L. Wolper (ganhador de vários prêmios, entre eles o Emmy e o “Oscar”) e o diretor-produtor Andrew Solt (que também fez “Elvis é Assim”) criaram sobre esse riquíssimo acervo de mais de 200 horas de duração e contaram a fascinante história do homem que foi o cérebro do Beatles. (via)

The U.S. vs. John Lennon

Ano: 2006
Sinopse: O documentário cobre o período entre 1966 a 1976, uma década fundamental na evolução artística e espiritual de John Lennon, que de grande artista musical torna-se um ativista convicto (e sucessivamente um ícone) contra a guerra. O filme faz um um grande paralelo da trajetória do músico com o governo dos Estados Unidos da mesma época. (via)

Chapter 27

Ano: 2007
Sinopse: Drama biográfico que descreve a vida de Mark David Chapman (Jared Leto) momentos antes de ele se tornar mundialmente conhecido como o assassino do Beatle John Lennon. (via)

Lennon Naked

Ano: 2010
Sinopse: O filme aborda a vida de Lennon desde sua conturbada relação com o pai até o fim do casamento com Cynthia Lennon e o começo da história com Yoko Ono. Com o ator Christopher Eccleston no papel principal, o filme mostra, principalmente, as questões de Lennon com a paternidade e a fama. (via)

Nowhere Boy

Ano: 2009
Sinopse: Imagine John, um jovem inteligente e solitário, que vive pelas ruas da agitada Liverpool, sonhando em ser como o rei Elvis Presley, tentando encontrar seu papel no mundo. Criado pela tia Mimi, John encontra no Rock´n´roll um lugar para expor seus dilemas e energia. E foi ao lado de Paul, sua melhor sintonia, que este garoto de Liverpool conquistou o mundo com sua genialidade, nesta verdadeira e emocionante história real. (via)

John Lennon Live in New York City

Ano: 1986
Sinopse: Em 1972, John Lennon, Yoko Ono, e a banda de apoio Elephant’s Memory, se juntaram em um show beneficiente em New York. Sua performance no Madison Square Garden, incluía em maior parte, material do seu respectivo álbum na época: “Some Time in New York City”. (via)

A Hard Day’s Night

Ano: 1964
Sinopse: O ano é 1964 e a Beatlemania está no seu auge. Os quatro rapazes de Liverpool estão a ponto de mudar o mundo da música – se conseguirem deixar o quarto do hotel onde estão hospedados. Enfrentando produtores nervosos, fãs histéricos e parentes problemáticos, Paul, John, George e Ringo buscam de todas as maneiras se divertir e ao mesmo tempo cumprir seus compromissos firmados. (via)

Birth Of The Beatles

Ano: 1979
Sinopse: Filmado em Liverpool, retrata o início dos Beatles, desde o seu nascimento, até a ida a Hamburgo e aos Estados Unidos. O foco do filme está nos dias vividos em Hamburgo e em Stu Sutcliffe. “Para onde estamos indo, rapazes?” Pete Best foi o consultor técnico. A única biografia dos Beatles feita enquanto John Lennon ainda estava vivo. (via)

 

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

Flaubi Farias

Jornalista, parolo, navegador, alienígena e editor do La Parola.
COMPARTILHE