COMPARTILHE

O fotógrafo Marcello Cavalcanti tem feito um minucioso trabalho de restauração. Desde dezembro de 2014, possui um perfil no Instagram em que posta imagens antigas do Rio de Janeiro mescladas com fotografias atuais.

As fotografias antigas da Cidade Maravilhosa são datadas do início do século XX. A autoria é de Augusto Malta, alagoano que, a pedido do prefeito Pereira Passos, registrou a então capital do Brasil.

Já as fotografias atuais que acompanham a montagem são feitas por ele prório:

“Escolhida a foto que quero reproduzir, faço uma pesquisa sobre ela em blogs e sites sobre o assunto para tentar ter o máximo de certeza sobre a sua localização exata e detalhes sobre os prédios retratados. Vou até a localidade, com a foto impressa ou no celular, e tento reproduzir com a minha câmera, o mesmo ângulo, ou o mais próximo possível, analisando a foto original, tentando entender como foi feita, distância focal etc. Faço algumas fotos variando ângulo e distância. Depois, no computador, é feito um minucioso trabalho de tratamento” (Marcello Cavalcanti, via G1).

As diferenças entre os dois momentos são gritantes. Afinal de contas, falamos aqui de quase um século de transformações urbanísticas, culturais, sociais, políticas et caterva. O Theatro Municipal continua lá, na Praça da Cinelândia, mas o seu entorno está totalmente modificado. O mesmo pode se dizer dos Arcos da Lapa, que na foto original ainda possuía trilhos dos bondinhos. E Ipanema e Leblon? Na época os prédios ainda não haviam dominado os dois bairros e o que vemos é apenas areia e terra.

O trabalho de Marcello é similar a outros já realizados em diferentes cidades do mundo. Há quase um ano publicamos aqui a série do fotógrafo e arquiteto Kerényi Zoltám, que tem feito essa restauração da memória na cidade de Budapeste.

Uma coisa é certa: quase um século se passou e o Rio de Janeiro continua lindo. Olha só o impacto desses registros.

 

 

 

Pra fechar o ano de 2014 , que tal essa cena de ontem + hoje da Cinelândia, com seus bondes , carros clássicos e gente animada pela rua com o imponente Theatro Municipal, e ao fundo os prédios de hoje da Av. Rio Branco, sem deixar de reparar no ônibus do BRS passando em frente ao conservado prédio do Museu de Belas Artes! Que viagem no tempo! Viva a cidade Maravilhosa e obrigado Augusto Malta por mais esse registro incrível! @mcavalcanti80 @conexaolight @imoreirasalles @rio450 @rio365 @gaveaimagens @rioguiaoficial #augustomalta #augustomaltarevival #cinelandia #centro #riobranco #theatromunicipal #bondes #riodejaneiro #rj #transformacoes #novorio #riopostcard #rioeuamoeucuido #rioantigo #jornaloglobo #rio450 #aboutrio #vejario #rioemfoco #rioguiaoficial #instagramrio #adorofarm #photography #art #collage #registrocarioca #igersrio #instagram

Uma foto publicada por Augusto Malta Revival (@augustomaltarevival) em

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

Flaubi Farias

Jornalista, parolo, navegador, alienígena e editor do La Parola.
COMPARTILHE