COMPARTILHE

Li ‘Clube da Luta’ depois de ver o filme e descobri que além de um puta filme é um puta livro. ‘Clube da Luta’ não é uma obra sobre violência. Mentira, é sim, mas vai além. É sobre violência física-mental-social-governamental-midiática.

Também não é um livro de autoajuda ou sobre como conquistar o sucesso em poucos passos. É sobre como o mundo trata você como mera mão de obra e ainda tenta te enganar, mentindo que você é importante. Como uma das citações abaixo entrega: é sobre autodestruição.

O livro, escrito por Chuck Palahnuik, foi publicado em 1996 e ganhou uma versão cinematográfica de alto nível em 1999, dirigida por David Fincher. O filme é narrado por Edward Norton e tem Brad Pitt no papel de Tyler Durden e Helena Bonham Carter no papel de Marla Singer.

‘Clube da Luta’ é cheio de frases para facebook de alto impacto. Selecionei algumas para você que já leu se relembrar um pouco ou para você que ainda não leu se convencer e se preparar para explodir os miolos. Foi!

1.clube-da-luta-capa

Então cai prisioneiro de seu adorável ninho, e as coisas que antes lhe pertenciam passam a possuir você.

2.

A primeira regra do clube da luta é não falar do clube da luta.
Digo ao Walter que caí.

3.

São só dois por luta. Uma luta por vez. Os dois lutam sem camisa e sem sapatos. A luta continua até onde eles aguentam. Essas são outras regras do clube da luta.

4.

Nada é estático. Até a Mona Lisa está se desintegrando. Desde que o clube da luta começou, tenho metade dos dentes moles na boca.
O autoaperfeiçoamento talvez não seja a solução.
Tyler não conheceu o pai dele.
A solução talvez seja a autodestruição.

5.

Sabe, a camisinha é o sapatinho de cristal da nossa geração. Você calça quando conhece uma pessoa. Dança a noite toda e depois joga fora. A camisinha, não a pessoa.

6.

Só se pode ressuscitar depois do desastre.
— Só depois de perder tudo você vai fazer o que quiser — continua Tyler.

7.

Estou rompendo meus vínculos com a força física e os bens materiais, porque só destruindo a mim mesmo vou descobrir a força superior do meu espírito.

8.

Você tem uma classe de mulheres e homens jovens e fortes que estão dispostos a dar a vida por alguma coisa. A publicidade persegue essa gente com carros e roupas desnecessários. As gerações vêm trabalhando em empregos que odeiam, comprando o que não têm a menor necessidade.

9.

Nós dois usamos o mesmo corpo, mas em horas diferentes.

10.

Ah, que besteira. Isto é um sonho. Tyler é uma projeção. É um distúrbio de personalidade dissociada. Um estado psicogênico de fuga. Tyler Durden é minha alucinação.
– Pare com essa bobagem – diz Tyler. – Talvez você seja a minha alucinação esquizofrênica.

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

  • Johnson Nog

    O melhor final de filme que já vi.

  • Diego

    “Vocês não são um belo ou único floco de neve. Vocês são feitos da mesma matéria orgânica em decomposição como tudo no mundo”

    ou, você não é a sua conta no banco, nem o carro que dirige…