COMPARTILHE

Três gigantes empresas de tecnologia estão construindo novas sedes baseadas em dois aspectos comuns: futurismo e sustentabilidade.

Google, Facebook e Apple estão investindo em um design voltado a filmes de ficção científica e, ao mesmo tempo, com um planejamento que prima por uma maior proximidade com a natureza.

Parece ser comum na Califórnia a preocupação com a sustentabilidade e a obsessão por inovar também arquitetonicamente.

Google

Uma ampla área natural e muitos espaços abertos fazem parte do projeto da nova sede do Google, em Mountain View, no Vale do Silício. A empresa contratou os renomados arquitetos Thomas Heatherwick e Bjarke Ingels para desenharem o projeto.

Árvores, rios e vegetação são prioridades na nova construção. Sustentabilidade também, como prova a exclusão de lugares fechados. No lugar de paredes e tetos, o que cobre a estrutura são membranas transparentes, com a ideia de economizar energia ao utilizar luz natural.

“Assim, misturamos o mundo de fora com o de dentro” (Thomas Heatherwick)

Nova sede do Google (1) Nova sede do Google (2) Nova sede do Google (3) Nova sede do Google (4)

Facebook

A nova sede da rede social mais popular do mundo está sendo erguida em Palo Alto. O projeto é do arquiteto Frank Gehry e está sendo construído em uma área de 22 hectares. A previsão é que a construção seja finalizada no fim do ano de 2015.

Maquete da nova sede do Facebook (1) Maquete da nova sede do Facebook (2)

Apple

Com a nova sede também em andamento, a nova Apple está sendo construída em Cupertino, no Vale do Silício. O projeto aproxima-se muito do design de uma nave espacial.

Alguns dados: 80% da área é coberta por vegetação, cerca de 7 mil árvores serão plantadas e 850 milhões de dólares foram investidos na compra de energia de um novo parque solar, na Califórnia, com o intuito de reduzir os custos com eletricidade. Avaliada em 11,6 bilhões de dólares, deverá ser concluída em 2016.

Novo campus da Apple no Vale do Silício (1) Novo campus da Apple no Vale do Silício (2) Novo campus da Apple no Vale do Silício (3)

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

COMPARTILHE