Grandes performances em vídeo do genial Paco de Lucía

O violonista espanhol Paco de Lucía, lenda do flamenco, morreu na última madrugada, aos 66 anos. De acordo com a imprensa espanhola, o músico sofreu um infarto em Cancún, no México.

“Não tenho medo que se perca a essência do flamenco”, declarou em agosto de 2004 ao receber o Prêmio Príncipe das Astúrias, conceituadíssima distinção das artes e da cultura espanhola. Tornou-se referência mundial e um dos principais músicos a espalhar o flamenco pelo planeta. Se apresentou no Brasil em três ocasiões, em 1986, 1995 e 2013.

Paco, nascido Francisco Sánchez Gómes, veio ao mundo em 21 de dezembro de 1947, na pequena cidade andaluz de Algeciras, no extremo sul da Espanha. Dedicou-se a vida inteira à música, tendo subido aos palcos pela primeira vez aos 12 anos de idade. Universalizou o flamenco com dezenas de álbuns, vezes solo, vezes com seu sexteto e vezes com outros colaboradores.

“Um guitarrista tem de ter mais do que ritmo, tem de ter ar. Ar é fundamental”

Nuestras condolencias. Paco de Lucía não está mais na Terra, mas seu trabalho está registrado e eternizado. Reserve um tempo para assistir/ouvir algumas apresentações espetaculares do violonista:

http://youtu.be/16i4OXJTPW8