Herói

Triste e abatido, ele encara seu império sendo despedaçado por bombas e soldados. Segura a cabeça entre as mãos; contém uma lágrima que tenta lhe escapar. Sua vida escapa-lhe pelos poros, junto ao suor, amargo pela derrota. Seu coração partido bate em sincronia com os projéteis disparados e as bombas que finalizam seu sonho, pedaço por pedaço.

Contra tudo e contra todos conseguiu construir seu império; seu sonho de liberdade foi realizado à custa de muito sangue e desgraça. Império de seus sonhos, que agora é despedaçado pela chuva de fogo.

Ele se levanta e caminha pela sala. Pela janela observa o seu povo sendo cruelmente esmagado. O homem mais respeitado e temido pelos adversários de sua época, reduzido a um mero e impotente espectador.

Uma última olhada para sua mesa, que de tantos planos bem sucedidos participou. Seu tapete, que tantas conferências históricas sediou.

Não falta muito agora. Ainda lhe resta a opção de morrer como um herói! “Jamais me pegarão vivo!”, é o pensamento mais coerente que sua mente consegue produzir no momento.

Um último aperto de mão para aqueles que bravamente lhe acompanharam. Lágrimas de seus aliados. Pedidos desesperados, para que reconsidere sua decisão. De joelhos, uma mulher lhe implora para que não os abandone; agarrada a sua farda chora desesperada, suplica que o sonho não seja abandonado.

Ele volta a seus aposentos. A hora chegou. Amanhã milhares chorarão sua morte, outros milhões comemorarão.

Um soldado em prantos para á porta e dá o aviso.

-O Führer está morto!

Palavras podem arrancar lágrimas pelo destino do maior tirano da história, como podem destituir verdadeiros heróis, como Ghandi, de toda a sua glória e bondade.

Palavras podem decidir o início de uma guerra, como podem decidir seu fim.

Palavras podem compor a mais bela poesia, como podem criar uma sentença de morte.

Palavras podem conceder a liberdade a milhares de pessoas, como podem confiscar-lhe esse direito.

O poder das palavras, metáforas e pontos de vista, é mais forte do que qualquer poder militar.