COMPARTILHE

John Pugh, americano que já pintou mais de uma centena de muros em Los Gatos, Santa Cruz, San Francisco, Los Angeles, Nova York e outras cidades norte-americanas. Ele, que começou pintando (e continua, em sua maioria) muros e espaços públicos, já recebe hoje propostas de pessoas que querem sua arte nos muros de suas casas.

Pugh denomina sua arte e suas obras como “Trompe L’oeil” (algo como “Enganar O Olho). A impressionante técnica do artista é extremamente realista. A ilusão de ótica criada faz facilmente os desenhos parecerem em 3D. É quando a arte imita a vida.

O realismo é tamanho que Pugh disse ao L.A. Times que pessoas já tentaram colocar garrafas de bebidas em uma mesa que não passava de uma pintura sua. Na mesma entrevista, Pugh diz:

A chave é zombar da realidade e integrar-se na arquitetura.

Outras pinturas confudem as pessoas mais desligadas. Após concluir seu primeiro grande projeto, o muro do Taylor Hall, na California State University, vários acidentes, ainda que não-graves, ocorreram após motoristas se distraírem com um aparente buraco na parede da universidade. Em um café, em San Jose, um cliente reclamou após ter sido ignorado por uma mulher (ou a parede) que o deixou falando sozinho.

“Eu descobri que a “linguagem” das ilusões da vida me permite comunicar com um público muito grande. Parece quase universal que as pessoas fiquem deliciadas ao serem visualmente enganadas. Uma vez cativado pela ilusão, o público é atraído a cruzar o limiar artístico e ser seduzido a explorar o conceito da obra” (John Pugh)

Abaixo, veja algumas obras. Mais do trabalho de Pugh pode ser conferido em seu site. O endereço é http://artofjohnpugh.com.

John Pugh

John Pugh

John Pugh

John Pugh

John Pugh, na capa da revista Metro, de San Jose, California, em 1992. Caso não percebam, os dois “Pughs” são (nem tão) meros desenhos.

 

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline 

 

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

Flaubi Farias

Jornalista, parolo, navegador, alienígena e editor do La Parola.
COMPARTILHE