3 livros para expandir a mente

São livros para descobrir como a humanidade chegou ao ponto em que está, como interpretar fatos e dados de uma maneira correta para entender o mundo como ele realmente é e até mesmo o que esperar do futuro

livros para expandir a mente

O simples ato de sentar com um livro na mão e passar horas lendo é uma das melhores formas de adquirir novos conhecimentos. Através da leitura é possível ter um acesso direto aos pensamentos dos maiores sábios da história e, como diria Isaac Newton, “subir nos ombros dos gigantes para enxergar mais longe”.

Pensando nisso, separamos uma série de livros essenciais para expandir a sua mente. Aqui vamos falar de livros para descobrir como a humanidade chegou ao ponto em que está, como interpretar fatos e dados de uma maneira correta para entender o mundo como ele realmente é e até mesmo o que esperar do futuro.

1. Sapiens – Uma Breve História da Humanidade

É impossível compreender o presente sem conhecer o passado. É claro que existem livros especializados para determinadas regiões e períodos históricos, mas nenhum é tão abrangente e possui tanto conteúdo de qualidade concentrado em um único volume quanto “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”.

Nele, o autor Yuval Noah Harari, historiador e professor titular do Departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém, se esforça para contar a história completa da humanidade.

Durante o livro, que abrange desde as primeiras tribos de ancestrais do homo sapiens até as enormes civilizações dos dias atuais, Harari intercala e unifica conceitos de biologia, antropologia e sociologia de uma maneira natural e descomplicada.

O autor se inspira no trabalho de autores renomados como Jared Diamond, Carl Sagan e Richard Dawkins para explicar, ampliar e atualizar nosso entendimento acerca de praticamente tudo relacionado a humanidade e eventualmente abordar as principais questões que fizeram com que o ser humano moderno se tornasse a espécie dominante do planeta.

Trata-se de uma das maiores jornadas literárias já escritas e o livro, lançado há menos de uma década, já se tornou um dos maiores clássicos da história. Escrita de maneira brilhante que torna diversos temas complexos surpreendentemente acessíveis, a obra é praticamente uma leitura obrigatória para qualquer pessoa que queira entender como chegamos ao antropoceno.

livros para expandir a mente

2. O Sinal e o Ruído. Por que Tantas Previsões Falham e Outras não

Depois de aprender sobre os diversos motivos e fatores que nos trouxeram até aqui, o próximo passo é saber como interpretar dados para compreender o mundo atual e o que esperar para o futuro e poucas pessoas são tão bem qualificadas para essa tarefa quanto Nate Silver.

Criador do famoso site de análises e previsões FiveThirtyEight, Silver é formado em economia e costumava ser um bem-sucedido competidor de poker Texas Hold’em, modalidade mais famosa do esporte, antes de se tornar um jornalista profissional.

Seu livro “O Sinal e o Ruído. Por que Tantas Previsões Falham e Outras não” é o resultado de anos de experiência nessas carreiras e contém inúmeros exemplos nos mais diversos campos, de diferentes níveis de risco para terremotos até possíveis resultados esportivos, para definir quais são os fatores em comum das melhores análises e previsões.

O autor separa os dados em “sinais” e “ruídos”, respectivamente informações relevantes e desnecessárias ou incorretas, para ensinar ao leitor como filtrar a quantidade enorme de informações, notícias e opiniões, interpretar corretamente dados numéricos e chegar a conclusões e previsões mais bem acertadas.

Na melhor tradição do clássico “Como Mentir Com Estatística” de Darrel Huff, o livro contém uma boa dose de matemática e estatística que poderia parecer intimidadora à primeira vista. Mas o raciocínio claro de Silver e a maneira didática pela qual ele introduz todos os conceitos e casos ilustrados torna tudo muito simples de acompanhar até mesmo por aqueles com pouca aptidão com os números.

livros para expandir a mente

3. LOGO, LOGO: Dez novas tecnologias que vão melhorar e/ou arruinar tudo

Se “Sapiens” é essencial para conhecer como chegamos até aqui e “O Sinal e o Ruído” é indispensável para analisar o mundo atual e realizar previsões para o futuro próximo, “LOGO, LOGO: Dez novas tecnologias que vão melhorar e/ou arruinar tudo” é a melhor obra já escrita sobre o que esperar para os próximos séculos.

Escrito pelos autores Kelly e Zach Weinersmith, respectivamente professora adjunta do Departamento de Ciências Biológicas da Rice University e cartunista do famoso webcomic geek Saturday Morning Breakfast Cereal (SMBC), o livro apresenta uma extensa pesquisa repleta de entrevistas com especialistas para analisar dez tecnologias promissoras e o provável impacto que elas causarão na humanidade e no mundo como um todo.

De elevadores espaciais até nanorobôs e passando por tópicos interessantes e atuais como impressão 3D e outras tecnologias revolucionárias, o livro é um exercício de futurologia bem pensada que aponta porque essas tecnologias são tão importantes, o possível funcionamento delas e as principais barreiras que estão impedindo ou atrasando seu desenvolvimento.

Apesar da seriedade dos assuntos, assim como os outros livros indicados, este foi escrito de uma maneira acessível e é repleto de piadas e do humor característico encontrado no SMBC. O próprio título, “Soonish” no original, uma palavra que não existe no português e indica um período que pode ser desde alguns anos até séculos, já indica o tom despojado que é possível encontrar na obra.

Conforme mencionamos na introdução, a leitura é uma das ferramentas mais poderosas já inventadas e os títulos indicados aqui são apenas alguns bons exemplos de uma infinidade de obras que podem expandir a sua mente.

Com um pouco de esforço e curiosidade intelectual, duas das habilidades mais importantes que alguém pode ter, é possível encontrar muitas outras até mesmo nas referências utilizadas pelos escritores mencionados. Existe toda uma biblioteca universal de exemplares e autores disponíveis que é possível descobrir e o único erro que se pode cometer nessa viagem de crescimento é não continuar a procurar.