COMPARTILHE

Em 2006, foi lançado pela 300 ML o curta-metragem brasileiro Tarantino’s Mind, estrelando Selton Melo e Seu Jorge. No roteiro, Selton desvenda um longo e complicado “código” do cineasta Quentin Tarantino em seus filmes. Um nonsense cheio de lógica, que encontra relações de personagens e acontecimentos entre os filmes, como se eles fossem um só.

A primeira evidência do código é exposta em Cães de Aluguel (1992), quando o personagem com o pseudônimo Mr. Blonde vai agradecer Joe pelos favores enquanto estava preso e cita o nome Seymor Scagnetti. Dois anos depois, em Assassinos por Natureza, dois serial killers Mickey e Mallory Knox, são perseguidos por um policial psicopata chamado Jack Scagnetti, o qual afirmam ser o mesmo agente de condicional de Cães de Aluguel, porém sem saber explicar por que da troca do primeiro nome. Pode-se pensar nesse caso, que eles sejam irmãos, assim como Vic Vega, verdadeiro nome de Mr. Blonde e Vicent Vega, personagem de John Travolta em Pulp Fiction, lançado também dois anos depois de Cães de Aluguel.

Jack Scagnetti e Mallory Knox em Assassinos por Natureza
Jack Scagnetti e Mallory Knox em Assassinos por Natureza

Outra relação entre esses dois filmes está na misteriosa maleta em que Vicent Vega e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) vão buscar no inicio do filme. Em nenhum momento o conteúdo da maleta aparece em Pulp Fiction, porém, no final de Cães de Aluguel todos morrem, com exceção do Mr. Pink, que fica com os diamantes roubados da joalheria, estes seriam a luz forte que reflete na cara de Vicent Vega ao abrir a maleta, no filme lançado dois anos depois.

Vicent Vega - Pulp Fiction
A luz dos diamantes reflete no rosto de Vicent Vega

Mais a frente em Eles Matam Nós Limpamos (1996), aparece a foto de Seth e Richard Gecko como procurados em um programa policial na TV. Seth (George Clooney) e Richard (Quentin Tarantino) são dois bandidos em Um Drink no Inferno também de 1996.

Um drink no inferno
Seth e Richard Gecko

Finalmente chegando no Kill Bill (2003), o objeto de maior destaque e cobiça é a espada Hattori Hanzō, mesma espada que Butch Coolidge (Bruce Willis) escolhe entre inúmeras opções, para salvar a pele do Marsellus Wallace (Ving Rhames) no Pulp Fiction. Selton também afirma que Mia Wallace e Beatrix Kiddo, ambas personagens interpretadas por Uma Thurman, são a mesma pessoa por gostar dos “bad guys”. Primeiro ela é Mia casada com Marsellus Wallace, que teria largado o marido quando assistiu a fita da câmera de segurança da loja onde foi abusado. Então ela finalmente assume a loira que sempre foi, sendo evidente a peruca morena em Pulp Fiction e se envolve com Bill. A evidência fica mais clara, quando Selton cita o programa piloto que Mia interpreta uma espiã especialista em facas, mesma habilidade de Beatrix Kiddo em Kill Bill.

Kill Bill
Beatrix Kiddo e a Hattori Hanzõ

 

Após o lançamento do Tarantino’s Mind, Quentin Tarantino lançou mais três filmes em que foi diretor e roteirista: À Prova de Morte, Bastardos Inglórios e Django Livre. Seria necessária uma análise minuciosa dos três filmes para encontrar mais evidências que confirmem ou não a teoria tarantinesca. Ainda assim algumas evidencias ficam no ar, como a má fluência do italiano entre o Tenente Aldo Raine (Brad Pitt) de Bastardos Inglórios e Calvin Candie (Leonardo DiCaprio) de Django, ambos soltam um forte e mal pronunciado “arrivederci”. Em Bastardos Inglórios Hans Landa (Christofer Waltz) é um austríaco sanguinário caçador de judeus, em Django ele é um alemão sanguinário caçador de recompensas, qualquer semelhança é mera coincidência? Ainda em Django, existe uma mulher misteriosa que aparece sutilmente na cena brutal em que os cachorros atacam Big Fred. Ela aparece entre os capangas de Calvin Candie carregando um machado e usando um chapéu e um lenço que tapa o seu rosto, porém pode-se perceber que é loira. Ela não tem sentido algum no filme, porém nessa específica cena, ela fica em destaque em dois momentos, o que leva a pensar que um dia terá.

Django Livre
Sabe-se que é loira, seria Beatrix Kiddo ou Mia Wallace ou simplesmente Uma Thurman?
Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

Juliana Acco

Jornalista, gaúcha, alérgica a corante vermelho e consumidora frenética de informação. Gosto do simples, minha casa é minha mochila e minhas raízes estão nas nuvens. Moro em qualquer lugar, desde que tenha sombra, água fresca e Wi-Fi.
COMPARTILHE