COMPARTILHE

O “Mola” é um kit-objeto que facilita ao extremo o estudo de estruturas arquitetônicas. O projeto é pioneiro no mundo e foi idealizado pelo arquiteto brasileiro Marcio Sequeira de Oliveira. O kit mostra, de maneira palpável, se uma estrutura pode ser sustentada ou não da maneira que estiver sendo montada.

Mas como isso?

“A ideia inicial do Mola surgiu durante o curso de pós-graduação em arquitetura, quando o mentor desse projeto percebeu o quanto era abstrata a abordagem das disciplinas de estrutura.

O desafio era criar algo que pudesse demonstrar, de forma tátil e visual, o comportamento das estruturas arquitetônicas – conhecimento absolutamente necessário para todo engenheiro e arquiteto, especialmente na fase de concepção de projeto.

O resultado é um modelo interativo que simula o comportamento de estruturas reais. Trata-se de uma maneira experimental de estudar e ensinar o comportamento das estruturas arquitetônicas. Com o Mola, pode-se montar, visualizar e sentir as estruturas com as próprias mãos.”

(via Catarse)

O crowdfunding do “Mola” será finalizado em 16 de outubro de 2014. O valor mínimo de arrecadação para o projeto sair do papel era de 50 mil reais. Porém, o sucesso tem sido tanto que o valor captado já está acima de 450 mil reais. Mesmo assim ainda há recompensas disponíveis aos interessados em colaborar, com contribuições que vão de 20 reais até 10 mil reais. Para ajudar a financiar o projeto acesse este link.

Não deixe de conferir o vídeo do projeto:

A sessão ‘Crowdfunding’ traz ao La Parola uma seleção de projetos brasileiros que estão em busca de financiamento coletivo para serem executados. Conheça outros projetos aqui.

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista: