New, de Paul McCartney: Massagem nos tímpanos.

paul mccartney new capa

Segunda-feira, 14 de outubro de 2013. Dia para ter os tímpanos massageados. Massagem. Uma boa definição para New, novo álbum de Paul McCartney recém lançado.

Depois de seis anos sem um álbum exclusivo de inéditas – o anterior, Kisses on the Bottom (2012), possui apenas duas composições próprias  o ex-Beatle apresentou um trabalho maduro, nostálgico e novo. Conceitos contraditórios? Sim, mas a genialidade de Paul McCartney consegue lidar com isso.

O 16º álbum da carreira solo de Paul teve uma produção múltipla. Giles Martin, Mark Ronson, Ethan Johns e Paul Epworth dividiram a responsabilidade de produzir New. Paul já havia liberado o clipe da faixa-título, New, e tocado algumas outras canções ao vivo em apresentações.

paul mccartney new

Em resumo, é um álbum bem leve e com muitas composições bastante semelhantes às suas contribuições aos Beatles. Exceto por Appreciate Road, Paul deixou o experimentalismo de lado nesta fase e optou por fazer algo que ele entende como ninguém: canções pop e melódicas. Os múltiplos produtores contribuem para que o álbum seja o menos homogêneo possível, mas na essência, as características de Paul se sobrepõem. Até porque todos os instrumentos de todas as músicas foram gravados por Paul McCartney, exceto a bateria nas faixas produzidas por Paul Epworth. Em entrevista ao The Guardian, Paul brincou:

Eu tocaria bateria também, mas ele (Epworth) continuou sentado lá

Se musicalmente, é um álbum bem Beatles e Wings, também há nostalgia nas letras, com canções sobre Liverpool e outras memórias. Queenie Eye, Early Days e On My Way to Work são exemplos.

“A ideia era de que durante a gravação, um deles iria revelar-se como o produtor adequado para o álbum. Mas eu acabei gostando de todos”

E essa foi a explicação para quatro produtores dividirem a assinatura de New. Foram diferentes ideias somadas ao inconfundível som de Paul McCartney.

Mark Ronson, conhecido por ter trabalhado com Amy Winehouse, é o produtor de New, a faixa-título que todos já puderam ouvir antes do lançamento, e de Alligator. Duas ótimas músicas na conta de Ronson.

Paul Epworth é a mente por traz do premiadíssimo 21, de Adele. O produtor é o único que interferiu diretamente na execução das gravações, sendo o baterista das duas músicas que produziu: Save Us e Queenie Eye.

Giles Martin, o filho do quinto Beatle (George Martin), foi o produtor mais ativo de New. Orientou Paul em On My Way To Work, Appreciate, Everybody Out There, I Can Bet, Looking At Her, Get Me Out of Here Turned Outesta última com Ethan Johns.

Ethan Johns, que produziu álbuns dos Kings of Leon, The Vaccines e London Souls, também tem um importante pai no ramo musical: Glynn Johns, que trabalhou com os Beatles no álbum Let It Be. Glynn chegou a compilar várias versões do disco, mas a banda não aprovou nenhuma delas e chamou Phil Spector para desempenhar a tarefa. Ethan foi mais sortudo e produziu as músicas Hosanna, Early Days Turned Out (com Giles Martin).

New está disponível em duas versões, comum e deluxe. Na versão de luxo, há duas faixas extras, Turned OutGet Me Out Of Here. O álbum foi gravado nos estúdios: Henson Recording Studios (Los Angeles), Avatar Studios (Nova York), Abbey Road Studios (Londres), Air Studios (Londres), Wolf Tone Studios (Londres) e Hog Hill Mill (East Sussex).