O Doping da Fotografia

“Doping: a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo, sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários ou contra o espírito do jogo.” (Portal Educacional)

É de conhecimento público que o doping é um método proibido em qualquer modalidade esportiva. Da mesma forma, praticamente todos os concurso de fotografia, salvo os próprios de manipulação, proíbem o uso do photoshop nas imagens.

De incrível utilidade, o mágico programa da adobe permite montagens que algumas mentes imaginam ser impossíveis. O outro lado da moeda é a possibilidade de transformar qualquer foto medíocre em uma obra de arte, ou até em um marco fotográfico.

É o que tentou o fotógrafo Tracy Woodward, do jornal norte-americano Washington Post. O fotógrafo captou o momento da vitória em um campeonato de wrestling do estado de Virgína, Estados Unidos. Com a imagem, faturou o prêmio Eyes of History, da White House News Photographers Association.

Acontece que o fotógrafo ao submeter a imagem ao concurso, editou-a, ofuscando o juiz da luta ao fundo. Embora o Washington Post tenha publicado a foto original (veja aqui), os organizadores retiraram o prêmio de Tracy Woodward, que enviou ao concurso a foto editada e não a original. A manipulação de imagens é um ato de violação da política do concurso.

Mesmo que seja sutil, a edição em photoshop permite que fotógrafos com menos qualidades naturais de fotografia passem-se por exímios profissionais. O olho do fotógrafo é único, assim como o ângulo escolhido. Utilizar recursos digitais para ofuscar ou até excluir objetos/pessoas que “poluem” a imagem é uma evidente forma de trapaça.

Veja agora a imagem original e a imagem editada. Dois fatores são bem nítidos na montagem: a superexposição dos lutadores em primeiro plano e o contorno do braço esquerdo do lutador vencedor. Veja:

wrestling1 Tracy Woodward original
Foto: Tracy Woodward – Original
wrestling2 Tracy Woodward
Foto: Tracy Woodward – Manipulada

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline