COMPARTILHE

Domingo, dia 22 de fevereiro acontecerá a 87ª cerimônia do Oscar. A lista dos indicados foi divulgada em janeiro, porém muitos dos filmes concorrentes ainda não haviam estreado nos cinemas brasileiros.

Como de costume, os meses de janeiro e fevereiro foram marcados pelas estreias dos grandes filmes escolhidos pela academia como os melhores do ano, salvo poucas exceções que já haviam inclusive saído dos cinemas. É um tempo curto para quem vive no Brasil assistir a todos antes da premiação.

Quantos você já viu? Ou quantos deles você se interessa em assistir?

Abaixo, confira os detalhes, sinopse, direção, principal elenco e trailer de cada um dos 8 indicados ao Oscar de melhor filme em 2015.

[divider]

Birdman

Direção: Alejandro González Iñárritu

Elenco: Michael Keaton, Zach Galifianakis, Edward Norton, Andrea Riseborough, Naomi Watts, Emma Stone

Sinopse: No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

Outras indicações: direção, roteiro original, ator (Michael Keaton), ator coadjuvante (Edward Norton), atriz coadjuvante (Emma Stone), edição de som, mixagem de som, fotografia.

[divider]

Boyhood

Direção: Richard Linklater

Elenco:  Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Lorelei Linklater

Sinopse: O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

Outras indicações: direção, roteiro original, ator coadjuvante (Ethan Hawke), atriz coadjuvante (Patricia Arquette), montagem.

[divider]

O Grande Hotel Budapeste

Direção: Wes Anderson

Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, F. Murray Abraham, Adrien Brody, Willem Dafoe, Harvey Keitel, Owen Wilson, Jude Law, Edward Norton, Bill Murray

Sinopse: No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

Outras indicações: direção, roteiro original, montagem, design de produção, fotografia, figurino, trilha sonora, maquiagem.

[divider]

O Jogo da Imitação

Direção: Morten Tyldum

Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Mark Strong, Charles Dance

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.

Outras indicações: direção, roteiro adaptado, ator (Benedict Cumberbatch), atriz coadjuvante (Keira Knightley), montagem, design de produção, trilha sonora.

[divider]

Selma

Direção: Ava DuVernay

Elenco: David Oyelowo, Tom Wilkinson, Carmen Ejogo, Giovanni Ribisi, Cuba Gooding Jr.

Sinopse: Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

Outras indicações: canção original (Glory).

[divider]

A Teoria de Tudo

Direção: James Marsh

Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior, Harry Lloyd

Sinopse:  Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

Outras indicações: roteiro adaptado, ator (Eddie Redmayne), atriz (Felicity Jones), trilha sonora.

[divider]

Whiplash

Direção: Damien Chazelle

Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons, Paul Reiser , Melissa Benoist

Sinopse: O solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (J.K. Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.

Outras indicações: roteiro adaptado, ator coadjuvante (J.K. Simmons), montagem, mixagem de som.

[divider]

Sniper Americano

Direção: Clint Eastwood

Elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller, Luke Grimes, Jake McDorman

Sinopse: Adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, o filme conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação.

Outras indicações: roteiro adaptado, ator (Bradley Cooper), montagem, edição de som, mixagem de som.

[divider]

E aí, quem leva?

PS: Sinopses via AdoroCinema.

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista: