COMPARTILHE

Enquanto os gritos são de “sem partido” a grande mídia impõe cuidadosamente suas vontades. Não é por nada que repentinamente mudaram de lado, os violentos baderneiros se transformaram em povo na busca por democracia, e todas as palavras viraram apoio aos manifestos.

É claro, posicionar-se contra milhões de pessoas é um erro. Um tiro no pé. No entanto, essa mudança repentina não representa um triunfo do povo sobre a grande mídia. Eles são sutis, e muito espertos. Em meio às reportagens de apoio à luta dos brasileiros, são exibidas imagens e entrevistas cuidadosamente selecionadas para enfraquecer determinados partidos e responsabilizá-los pelos problemas (como se existisse só um ou dois culpados). São ditas nove verdades para veracificar uma mentira. É como conquistar a plateia.

Aliado a essa defesa ideológica, assistimos à repetida reafirmação dos meios de comunicação do seu compromisso com a imparcialidade e a verdade dos fatos. Lorota, tentam te conquistar, tentam diminuir teu senso crítico, e então cuidadosamente vão impondo suas ideias. Desse fato, surge a necessidade de discernimento, de saber julgar até que ponto eles estão com a razão.  Não sabemos o quanto cada um é capaz de perceber essas manipulações. Seria incrível se todos notassem. Um tanto quanto utópico. Afinal, discernimento e o pensamento crítico derivam da educação, do nível de cultura – algo que está longe de atingir níveis satisfatórios.

Então como lutar contra a manipulação? Nos sentimos desarmados pela tendenciosa grande mídia. Não é simples, mas pode ser eficaz. Assim como eles levantam sua bandeira, levantemos a nossa. Vamos cativar as pessoas com nossos ideais.  Erga as ideologias do seu partido. Divulgue seus motivos para ser apartidário. Conquiste pessoas. Nunca esqueça que, acima de tudo, vivemos em democracia, portanto respeite as diferentes opiniões. Tenha suas ideias, mas esteja sempre aberto a novos pensamentos. Assim podemos ver a situação de um outro ângulo, uma perspectiva diferente, não necessariamente melhor, mas diferente.

A mudança através do debate é sempre positiva. Além de fortalecer nosso senso crítico e discernimento podemos encontrar um rumo mais definido para nossas manifestações. Esse é um caminho, no qual só temos a ganhar e crescer.

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista: