COMPARTILHE

“Vêm aí as eleições. Cuidado! De um lado o governo sujo pela corrupção e pela hipocrisia que contamina novos ricos e velhas raposas no poder, de outro, uma oposição pensa que todo mundo é idiota e que não se lembram do que fizeram quando estavam no governo e nem suas responsabilidades por zonas de causa em que estamos metidos, e em meio a tudo isso uma campanha inútil e marqueteira com candidatos se atacando e lançando bravatas em busca de votos cordeirinhos… Você vai ficar de que lado? La vem mais papo furado, a MTV te dá uma dica: prepare o seu saco, os ovos e os tomates.”

Alguém lembra disso? Esse era o texto de uma vinheta da MTV veiculada em 2006, em período pré-eleitoral. A vinheta intitulada “Campanha MTV: Os ovos e os tomates” gerou polêmica diante dos principais partidos políticos, que acusaram a emissora de fomentar o voto nulo, levando os jovens, audiência da MTV, ao desinteresse do voto. A crítica repudiou a vinheta, afirmando ser uma campanha a favor da “alienação” e os políticos bateram o pé, querendo fazer vencer a censura, muitos desses filiados a partidos que literalmente levam no nome o termo “democracia”.

O vídeo não foi censurado, porém foram várias as tentativas de remoção do Youtube. Felizmente a internet é mais forte que a censura, confira a vinheta:

E para aqueles que não sabem, La Parola informa:

Constituição da República Federativa do Brasil

Título II: Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Capítulo I: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

IV – É livre a manifestação do pensamento.

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

 § 1º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observando o disposto no art. 5º, IV, ideológica e artística.

§ 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Urna Eletrônica
Representantes ou inimigos?
Foto: Divulgação
Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

  • Lynthrore

    Muito obrigado Juliana, durante anos tentei encontrar esse vídeo!