O poema que Pepe Mujica escreveu aos 14 anos: leia

COMPARTILHE

No primeiro dia de março de 2015, Pepe Mujica deixou a presidência do Uruguai. Seu mandato foi marcado por medidas ousadas, como a regulamentação do uso da maconha, a legalização do aborto e a permissão do casamento entre homossexuais, e também por pronunciamentos esperançosos.

Seus discursos, sempre em crítica ao consumismo desenfreado, a ganância pelo poder econômico e a falta de solidariedade com os países mais pobres, fez com que reunisse simpatizantes também fora da província cisplatina.

Pepe Mujica, em cinco anos como presidente, mostrou um incrível poder de oratória e sensibilidade. Está agora com 79 anos, mas seu dom com as palavras o acompanham desde a infância. A prova é esse poema, escrito por Pepe aos 14 anos, ainda quando era fanático pelo ciclismo e ganhava a vida vendendo flores em feiras da vizinhança.

Sua mãe, diz a história, repetia a plenos pulmões para os familiares e amigos que Pepe um dia seria presidente. Mujica parece ter levado a sério a recomendação, como o poema sugere.

hacia-la-cumbre - pepe mujica

AO CUME

Serei tudo ou não serei

mas é meu lema lutar

para ingressar nas fileiras

dos que sabem triunfar

e culminar as aspirações

de minha pátria e minha mãe

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

COMPARTILHE