Ponte de Moisés, na Holanda, torna possível andar entre as águas

ponte de moisés

Os arquitetos da RO&AD architecten fizeram uma ponte bastante incomum na Holanda. Em vez das tradicionais passagens por cima das águas, o escritório de arquitetura fez o inverso e construiu uma ponte para baixo. Ou seja, o caminho não é por cima das águas, mas entre elas.

Batizada de Ponte de Moisés, em alusão ao profeta que dividiu o Mar Vermelho, a ponte é o acesso ao Fort De Roovere, um entrincheiramento construído no século 17 e que fez parte da chamada West Brabant Water Line, uma linha de defesa que consiste em uma série de fortalezas construídas entre as cidades de Bergen Op Zoom e Grave.

Com o fim das guerras e das ameaças de invasão por parte da França e Espanha, o sistema caiu em desuso no século 19 e se tornou história. Recentemente o Fort De Roovere recebeu importantes restaurações e, entre elas, está a criação da ponte de acesso por meio do fosso do Forte. O projeto parte do princípio da segurança ao construir uma ponte que, segundo os criadores, manteriam os transeuntes seguros até durante ataques inimigos por estar abaixo do nível do solo e ser “invisível”.

A Ponte de Moisés é um projeto de 50 m² e custou 250 mil euros aos investidores. Foi construída inteiramente de madeira e impermeabilizada com folhas de EPDM. A estrutura é preparada para ter vazão sempre que o nível do rio aumenta, inviabilizando a possibilidade de alagamento. Confira as imagens na galeria abaixo:

Fotos: RO&AD architecten