COMPARTILHE

A histórica imagem do planeta Plutão foi postada pela primeira vez no Instagram. A NASA optou por mostrar a fotografia na rede social antes de postá-la em seu site oficial.

É uma ordem inversa. Na maioria das ocasiões, a NASA posta as fotografias em seu site e depois as publica no Instagram como forma de divulgação. Dessa vez, a agência postou na rede uma hora antes de ir ao site.

Nós tomamos uma decisão editorial em revelar ao mundo uma prévia da imagem no Instagram. Sentimos que é importante para engajar novas audiências.

(NASA, via Wired)

A NASA tem um perfil incrível no Instagram com mais de 3,7 milhões de seguidores e mais de 1,3 mil publicações.

Mas, calma lá, engana-se quem pensa que isso é tudo o que a agência tem a oferecer sobre o planeta anão. Seria deveras estranho (ou contemporâneo demais) fazer uma foto de Plutão, postar no Insta e voltar pra casa.

Não, a sonda New Horizons está fazendo no exato momento em que escrevo essa matéria, um vôo ainda mais próximo do planeta, o que significa que teremos imagens mais detalhadas em breve. Sim, atualizarei aqui assim que sair.

Essa é a primeira imagem nítida da superfície de Plutão já feita em toda a história da humanidade. A fotografia foi capturada a uma distância de 12,5 mil quilômetros pela sonda, que está viajando no espaço há mais de 9 anos e já percorreu mais de 4,8 bilhões de quilômetros. Para se ter uma noção de espaço, a distância entre a câmera e Plutão é mais ou menos a mesma entre Nova York e Mumbai.

Outras imagens do planeta já tinham sido feitas pela NASA, mas nunca com uma resolução tão nítida. Olha só:

Gorgeous Pluto! The dwarf planet has sent a love note back to Earth via our New Horizons spacecraft, which has traveled more than 9 years and 3+ billion miles. This is the last and most detailed image of Pluto sent to Earth before the moment of closest approach, which was at 7:49 a.m. EDT Tuesday – about 7,750 miles above the surface — roughly the same distance from New York to Mumbai, India – making it the first-ever space mission to explore a world so far from Earth. This stunning image of the dwarf planet was captured from New Horizons at about 4 p.m. EDT on July 13, about 16 hours before the moment of closest approach. The spacecraft was 476,000 miles (766,000 kilometers) from the surface. Images from closest approach are expected to be released on Wednesday, July 15. Image Credit: NASA #nasa #pluto #plutoflyby #newhorizons#solarsystem #nasabeyond #science

A photo posted by NASA (@nasa) on

Update: Plutão em cores

Menos de 24 horas depois, a NASA divulgou mais imagens do planeta Plutão e, junto a isso, uma imagem de Caronte, a maior das cinco luas do planeta anão. Ambas as fotos são coloridas.

A coloração, no entanto, é artificial. É o resultado de uma composição feita com filtros que ressaltaram diferenças de materiais que compõem o terreno.

Algumas regiões são relativamente antigas, enquanto outros lugares são muito novos e estão em plena evolução geológica.

(Jeff Moore, cientista da NASA, via Wired)

Os cientistas ainda estão pesquisando e analisando milhares de hipóteses sobre tudo e é cedo para tomar qualquer uma delas como a definitiva. De qualquer maneira, a imagem divulgada é essa:

Plutão e Charon

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista: