Projeto fotográfico mostra a lindeza de animais abandonados e incentiva a adoção

Faça essa pergunta a si mesmo: por que comprar um animal de estimação se você pode adotar um? Sou suspeito para falar pois adotei um há três anos e, pra mim, é um ser mais valioso do que qualquer outro. Como não paguei por ele, posso dizer que o Thor tem, literalmente, um valor inestimável. Animal de estimação é um ser vivo, um amigo, e não mercadoria, certo?

A fotógrafa Thaís Bristot está desenvolvendo um projeto interessantíssimo com o objetivo de incentivar a adoção de animais abandonados. Todas as fotos do projeto são de cães e gatos que estão em abrigos do CAPA, uma organização de Passo Fundo que cuida de animais abandonados até que eles encontrem algum dono responsável. Ela descreve:

“De toda minha paixão pela fotografia, sempre tive um gosto especial por fotografar animais. Poderia listar vários motivos, mas talvez o que mais me mova seja o amor incondicional que tenho por eles e que eles transmitem de volta. Eis que resolvi usar esse gosto pra tentar ajudar os pequenos que precisam de um lar”.

A população de animais abandonados no Brasil é estimada em 30 milhões. Já pensou na magnitude disso? Sorte que temos algumas organizações que se dedicam voluntariamente a esse trabalho.

O CAPA ou Clube dos Amigos e Protetores dos Animais é uma associação sem fins lucrativos. É formado por voluntários e tem o claro objetivo de resgatar, cuidar e preparar para adoção animais que estão sem dono.

Muitas vezes, a gente vê cães abandonados nas ruas em um estado péssimo. O que o CAPA faz é deixar esses animais em condições saudáveis, dando um tratamento adequado para que eles fiquem prontos para serem adotados por qualquer pessoa que deseje e assuma essa responsabilidade

O abrigo do CAPA possui cerca de 400 animais à espera de um dono. Como a associação não tem fins lucrativos, depende muito da doação de voluntários para sua sobrevivência. Portanto, se você não tem condições de fazer uma adoção, mas gostaria de colaborar de alguma forma, pode fazer doações de ração, materiais para limpeza, cobertores ou qualquer quantia em dinheiro. O contato pode ser feito até mesmo pela página do facebook do CAPA.

Confere aí abaixo a galeria com as fotografias da Thaís. São cães e gatos lindos que aguardam ansiosos por um dono. Lembrando que é apenas uma pequena fração de uma população de centenas de animais e a primeira parte de um projeto que ainda está em desenvolvimento:

Adote!