Projeto Leitura no Caminho em Expansão

Library-Books

O projeto Leitura no Caminho, do Instituto Roberto Zanatta e da Prefeitura Municipal de Passo Fundo está se expandindo. A ideia central era disponibilizar material de leitura para  as para pessoas que utilizam a linha de ônibus mais longa da cidade (UPF/Italac). Na segunda-feira, dia 22 de abril, o projeto foi estendido para o CAIS da Petrópolis, local que conta com atendimento médico mensal a seis mil pessoas.

Uma pequena referência histórica que talvez não tenha a ver com o projeto, mas que não deixa de ser condizente

Em 1935, um cidadão inglês chamado Allen Lane, editor-chefe da editora inglesa The Bodley Head estava esperando o trem chegar na plataforma. Naquele dia teve uma ideia que mudou a sua vida e o mercado editorial em todo o mundo.

Hoje, se estivermos esperando por alguma coisa temos diversas opções de passatempo, principalmente com a invenção dos smartphones, onde é possível ler, ouvir música, assistir vídeos, jogar, navegar na internet e tudo mais em um único aparelho de mão. Acontece que em 1935 não existiam fones de ouvido, jogos, internet, smartphones e todas essas invenções tecnológicas contemporâneas. Portanto, para passar o tempo nas plataformas de trem britânicas o principal hábito era a leitura, porém não uma leitura agradável para Allen Lane.

penguin books

Condecorado em 1962, Sir Allen Lane percebeu que suas escolhas eram limitadas a revistas populares e jornais sem qualidades literárias. Ele queria algo mais para ler, ele queria se colocar dentro de uma história para que o tempo passasse voando. Foi então que Allen Lane, após muitos desapontamentos, fundou a Penguin Books, uma editora de livros de bolso a preços mais populares. O sucesso foi estrondoso e os livros editados pela Penguin começaram a ser revendidos em tudo que era canto e não só em livrarias. Anos mais tarde os livros de bolso se tornaram tendência mundial devido não só ao seu baixo custo como à sua praticidade e facilidade de transporte.

Mas o que tudo isso tem a ver com o projeto “Leitura no Caminho”?

Sabe o que é desagradável? É sentar em uma sala de espera em um consultório qualquer e permanecer por minutos, às vezes até horas, sem ter o que fazer. Imagino que poucas pessoas gostam disso, porém caso você que está lendo goste, entre em contato comigo. De repente na minha próxima ida ao dentista você fica esperando enquanto eu faço algo produtivo.

Enfim, voltamos ao assunto. O Leitura no Caminho, além de disponibilizar uma alternativa às revistas tradicionais de consultório é um incentivo à leitura para todas as idades. Este projeto aumenta as opções de conhecimento, informação e entretenimento para a comunidade. Leia abaixo o release da expansão do projeto:

Leitura no Caminho será estendido para o CAIS Petrópolis

O Leitura no Caminho, projeto lançado em junho de 2011 que disponibiliza livros, revistas e jornais aos passageiros da linha Italac/UPF da Codepas terá uma prateleira também no CAIS Petrópolis a partir dessa segunda-feira (22). O Centro de Atendimento Integrado a Saúde Dr. Cyrio Nácul, localizado na Avenida Brasil, 1580, bairro Petrópolis, contará com material de leitura disponibilizado de forma gratuita a quem espera pelo atendimento.

O CAIS é estratégico para ampliação do projeto. Mensalmente uma média de seis mil pessoas são atendidas no local, permanecendo lá por aproximadamente quatro horas. Nesse momento, a companhia de um livro, revista ou jornal é fundamental para ajudar a passar o tempo e ainda adquirir conhecimento.

O projeto Leitura no Caminho-CAIS é uma parceria entre o Instituto Roberto Zanatta e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da rede de Farmácias São João, PNAE (Programa Nacional de Assistência ao Ensino) e Produtécnica Comércio & Representações.

leitura no caminho roberto zanatta
Foto: Divulgação / Instituto Roberto Zanatta

Para o prefeito Luciano Azevedo levar a leitura aos CAIS é mais uma iniciativa que busca facilitar o acesso dos passo-fundenses ao mundo dos livros. “Ficamos felizes com essa parceria com o Instituto Roberto Zanatta, que desenvolve um importante trabalho de estímulo à leitura no nosso município”, diz.

A importância da aproximação da saúde com a cultura cumpre um dos alicerces da política nacional de humanização, segundo o secretário de Saúde, Luiz Arthur Rosa Filho. “Essa aproximação promove uma ação acolhedora e humanizadora de bem-estar a despeito das doenças que levam uma pessoa a procurar consulta em unidades de saúde”, frisa.

A coordenadora do Instituto Roberto Zanatta, Raquel Pirovano afirma que a expansão do projeto está diretamente relacionado aos objetivos da entidade, no sentido de fortalecer e estimular o hábito de leitura.  “O instituto já trabalha em parceria com a prefeitura no Quiosque Roberto Zanatta, no projeto Leitura no Caminho nos ônibus e agora busca se aproximar da comunidade com esse novo projeto. Confiamos no sucesso dessa ideia”, complementa.

Jaqueline Bendler, das Farmácias São João destaca que a parceria aconteceu em um momento oportuno, visto que a rede sentia necessidade de participar de projetos no campo do conhecimento.  “As Farmácias São João sempre visaram a prática de ações sociais, além de estar sempre engajada em campanhas, doações e atividades que proporcionam a população de Passo-Fundo e região o bem-estar. Hoje a informação é a melhor ferramenta da educação. E nada melhor que a leitura para isso acontecer”, explica.

O diretor da Produtécnica Comércio e Representações, Luiz Carlos Ferreira de Carvalho, empresa parceira do projeto desde junho de 2011, afirma que a participação no projeto é uma forma de apoiar a comunidade. “Buscamos incentivar toda e qualquer manifestação que venha a somar com a sociedade. A iniciativa do Instituto Roberto Zanatta é fantástica e certamente será um sucesso”, observa.

Os apoiadores têm papel fundamental no excelente andamento do projeto já que auxiliam na divulgação e aquisição do material de leitura e apoio técnico para que o projeto não seja interrompido.

Foto: Divulgação / Instituto Roberto Zanatta
Foto: Divulgação / Instituto Roberto Zanatta

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline