Projeto Route: Aprendendo a cuidar da praia e da natureza

Existe uma dificuldade muito grande por parte de algumas pessoas a respeito de algo extremamente simples de ser compreendido: O lixo não caminha sozinho em direção à lixeira. E é essa a cultura que o projeto Route pretende mudar nas praias de todo o planeta.

O projeto foi consolidado por Simão Filippe e Marcio Gerba, dois surfistas da Ilha da Magia, em Florianópolis. A ideia partiu pelo fato de que sempre quando eles voltavam da praia, encontravam todo o tipo de lixo  pelo caminho. Esse foi o ponto de partida do Route, que começou com uma reunião de amigos e familiares que se juntavam para simplesmente tirar o lixo da praia, mas sem maiores preocupações.

Hoje, o projeto já está mais desenvolvido, há limpeza da praia, separação do material, destinação correta do lixo, música ao vivo, yoga, pilates, futebol, recreação para crianças, mesa de frutas, água mineral, protetor solar para todos e várias outras atividades. Não é mais só ir limpar a praia, como explica Marcio no vídeo abaixo, é ir participar do projeto e entrar no clima.

Praia da Joaquina, Florianópolis, SC
Praia da Joaquina, Florianópolis, SC

É praticamente uma filosofia de vida. A pessoa começa a vivenciar isso e sente uma vontade de mudança, de fazer alguma coisa, de agir de uma certa forma de resultado, de um mundo lugar, de uma praia mais limpa pelo menos. (Simão Filippe)

O Route já passou por praias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A próxima meta é expandir para todo o Brasil, América do Sul e o mundo. Já há interesse de pessoas querendo ser embaixadoras do projeto em Portugal, Austrália e Califórnia, por exemplo.

Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor como funciona e como você pode participar do Route:

A história contada no vídeo foi documentada pelo Imagina na Copa, um projeto de mobilização que promove iniciativas reais feitas por pessoas que buscam um Brasil melhor. Vale a pena conhecer.