COMPARTILHE

Compositor, intérprete, violonista, produtor e diretor musical, orquestrador e ator com mais de 35 anos de atuação artística, o carioca Jards Macalé é um dos convidados do Psicodália 2015. Junto com ele, divididos em cinco palcos, estarão Ian Anderson, o líder do Jethro Tull, tocando o melhor de sua banda, Arnaldo Baptista, de volta aos palcos em carreira-solo e a pernambucana Ave Sangria, em sua formação original.

Há quase 35 anos no cenário musical, Jards transita nas várias formas da arte: no Cinema (trilhas sonoras, compositor, instrumentista e ator); Poesia (compositor, autor); Teatro (instrumentista, compositor e diretor musical); Artes Plásticas (produziu trilhas para exposições de alguns dos mais significativos e importantes artistas plásticos brasileiros); Televisão (instrumentista, ator); Shows & Gravações (produtor, orquestrador, diretor musical, instrumentista, cantor).

Atuou e atua tanto na música popular como na música erudita, do folclore à vanguarda, fazendo parcerias com John Cage, Erik Satie, Ezra Pound, Bertold Brecht, Maiakovsky; com os cineastas brasileiros Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade; escritores Jorge Amado, Mario de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Gregório de Matos; artistas plásticos Lygia Clark, Hélio Oiticica, Rubens Guershman, Roberto Magalhães, Xico Chaves.

Em concertos tocou, gravou, produziu, orquestrou, fez direção musical de vários músicos e artistas, entre os quais Maria Bethânia, Gal Costa, Naná Vasconcelos, Vagner Tiso, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal, Paulinho da Viola, Luis Melodia, entre outros. Entre os parceiros de composição também estão artistas igualmente importantes, como José Carlos Capinan, Torquato Neto, Carlos Eduardo Machado (Duda), Xico Chaves, Waly Salomão, Vinicius de Moraes, Abel Silva. Jards não para no tempo e também tem parcerias com nomes de novos nomes da música brasileira, tais como Tato Taborda (compositor de musica de invenção), Vulgue Tostoi e Mumismata (grupos de musica eletrônica), Itamar Assunção, Zeca Baleiro, Ana de Hollanda (com quem é parceiro de “Um Filme”, uma de suas mas recentes composições).

Vinicius de Moraes e Jards Macalé
Jards Macalé com Vinicius de Moraes
Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

Psicodália

Psicodália

Psicodália é um festival multicultural independente, atualmente localizado no sul do Brasil e que abrange diversos cenários artísticos e culturais. Na música, encontram-se presentes o rock’n’roll e suas vertentes, como e o rock progressivo e o psicodélico, o rock rural, e também estilos como o jazz, blues, mpb, soul, reggae e músicas regionais. Desde 2006, ocorre anualmente no Carnaval, o que o estabeleceu como uma alternativa para quem deseja um outro modelo de diversão nesse período. Atualmente, é sediado no município de Rio Negrinho/SC.
Psicodália