Rampa de estacionamento dá lugar a Pocket Park em São Paulo

por Redação EcoD

Você sabe o que é um pocket park? O conceito surgiu em Nova York, em 1967, e consiste em um espaço livre que confere outra função e uso a terrenos públicos ou privados. Em São Paulo, por exemplo, uma pequena área particular, antigamente usada como rampa de estacionamento, acaba de ser transformada em praça pública, a Pracinha Oscar Freire.

Inaugurado no dia 21 de maio, o espaço é uma ex-rampa de carros que virou uma agradável minipraça, onde as pessoas agora podem sentar, descansar, ler um livro e conviver.

Este é o primeiro dos espaços privados que, aprovados por decreto municipal, terão o direito de ser implantados na cidade. A nova pracinha, que ocupa uma área de 300 m², cumpre o papel de abrir um amplo debate sobre a necessidade de construir cidades mais humanas e sustentáveis.

Localizada numa área estratégica da capital paulista, entre as ruas Bela Cintra e da Consolação, a Pracinha Oscar Freire é uma iniciativa da Reud, empresa de desenvolvimento imobiliário, e tem o projeto arquitetônico realizado em parceria com o Instituto Mobilidade Verde e Zoom Arquitetura.

Fotos: Instituto Mobilidade Verde

A ideia é que estes espaços possam se espalhar pela cidade, como explica Lincoln Paiva, diretor do Instituto Mobilidade Verde e idealizador desta ação: “O objetivo desta praça é discutir novos instrumentos urbanísticos que permitam transformar pequenos espaços em lugares mais agradáveis e seguros, para a melhoria da qualidade de vida e valorização da comunidade”, destacou ao portal Mobilize Brasil.

Detalhes do projeto

A praça da Oscar Freire foi construída em dois patamares, de forma a ser mais acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, incorpora o conceito de escadas “bancos”, em que os pontos de acesso são também usados para sentar. Entre os materiais adotados, a madeira traz ao local maior organicidade e acolhimento, dizem os arquitetos.

Atividades recreativas

O acesso ao estacionamento foi mantido, para uso compartilhado, e com sinais de alerta ao motorista. A rampa foi pintada com efeitos tridimensionais, como faixas de segurança, indicando aos carros que aquele espaço é prioridade do pedestre. O espaço contém programação gratuita com atividades recreativas, workshop, área para eventos e food truck. A programação estará disponível na grande lousa interativa instalada no espaço.

O primeiro Pocket Park foi criado em Nova York, em 1967, próximo a 5ª Avenida, a pedido do então presidente da CBS, Williian Paley, que contratou os arquitetos paisagistas Robert Zion e Harold Breen para criar um pequeno parque de baixa manutenção com paisagismo, cadeiras leves e portáteis, além do emprego de materiais duráveis.