Raskols: Os Gangsters de Papua-Nova Guiné

Eles não são elegantes. Não posam para fotos ostentando classe, ternos italianos, chapéus e charutos. Eles são de Papua-Nova Guiné e são feios, debilitados e sujos. Alguns até são menores de idade, mas mesmo assim, são chamados de gangsters.

Quando se pesquisa sobre a ilha no google, os resultados são basicamente: praias, montanhas, vulcão, florestas e aborígenes. O ensaio fotográfico do australiano Stephen Dupont não mostra nada disso. Aqui, o lado mais oculto de Papua Nova-Guiné é posto em primeiro plano.

Assim como o Brasil, um “país tropical” e “bonito por natureza”, possui um lado que o mundo não vê, o da criminalidade. A maior ilha tropical do planeta é caracterizada historicamente pelo seu alto índice de desemprego, pífia escolaridade, corrupção generalizada e intensos conflitos étnicos, protagonizados pela gangue denominada Raskols, comerciantes de drogas e armas, além de disseminadores da violência.

Stephen Dupont é um macaco velho das zonas de conflito. Como fotojornalista cobriu conflitos em Angola, Afeganistão, Somália, Ruanda e Timor Leste. Durante 8 anos Dupont visitou Papua-Nova Guiné para estudar e documentar as terras sem lei do país, dominadas pelos Raskols. Em 2004, conheceu Alan Omara, o então líder dos Raskols. De alguma maneira que só os fotojornalistas conseguem, ficou próximo do líder do grupo, que aceitou que sua gangue fosse fotografada por Dupont.

Oito anos mais tarde foi lançado o livro sobre a história. Raskols: The Gangs of Papua New Guinea (sem edição brasileira), foi publicado em outubro deste ano. Os retratos foram feitos com uma câmera Polaroid em filmes Polaroid 665, nada digital. A intenção é chegar próximo ao estilo das fotos de criminosos procurados no Velho Oeste, ainda na época do daguerreótipo, há mais de um século atrás.

Antes do lançamento do livro, em 2011, Dupont teria voltado ao país para procurar os antigos Raskols. O que Dupont encontrou foi dois diferentes finais. Uma parcela já não estavam mais no crime ou com as gangues, estavam trabalhando, geralmente, como seguranças ou pedreiros. A outra teve um final trágico e mais condizente com o mundo do crime. Alguns foram assassinados, outros foram abatidos por graves doenças e outros estão encarcerados na prisão.

Raskols: The Gangs of Papua New-Guinea é um lançamento da powerHouse Book.

Stephen Dupont
Ako
Stephen Dupont
Allan “The General” Omara
Stephen Dupont
Andy Kei Ook
Stephen Dupont
Biliso
Stephen Dupont
Eddie
Stephen Dupont
Edward
Stephen Dupont
Fatman
Stephen Dupont
Gaitzman
Stephen Dupont
Ivini
Stephen Dupont
Larry Joe
Stephen Dupont
Lukas Mania
Stephen Dupont
Omsy
Stephen Dupont
Mogii
Stephen Dupont
Samson Maipe
Stephen Dupont
Shookman

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline