[SPOILERS!] Peter Parker não é mais o Homem-Aranha! (Mas até quando?)

 

CUIDADO! SPOILERS, MUITOS SPOILERS ADIANTE!

NÃO DIGAM QUE NÃO AVISEI, HEIN…?

 

homem aranha superior

– Você fez um grande trabalho aqui, Aranha!

– Esse não é o Homem-Aranha!

– Qualquer coisa para as forças da lei e da ordem.

– Esse é Otto Octavius, seu pelego cabeça-de-escova. Doutor Octopus no meu corpo! Não acredito nisso! Depois de todos esses anos, Jonah finalmente é agradável… E ele faz isso sobre o meu cadáver! Ou meu corpo, vivo, com a mente do Doutor Ock! Ahhh! Não aguento mais isso! É… É loucura completa!

Superior Spider-Man #2 (2013), de Dan Slott e Ryan Stegman

No Universo (alternativo) Ultimate, o roteirista Brian Michael Bendis matou Peter Parker e colocou “no lugar dele” Miles Morales, jovem latino e negro  (até os quadrinhos são politicamente corretos hoje em dia e têm que ter personagens de todas as etnias). No Universo (principal) 616, o roteirista Dan Slott deu fim à vida de Peter Parker na edição final, de número 700, da revista principal do herói, Amazing Spider-Man. Nela, o Doutor Octopus, moribundo, executa seu último grande plano maligno, trocando de corpo com Peter. O verdadeiro Homem-Aranha acaba morrendo no corpo do vilão, não sem antes dar a ele uma lição sobre poder e responsabilidade. Afetado também pelas memórias e experiências do Peter Parker “original”, Octopus, à sua maneira, jura que levará adiante o legado de Parker, sendo não só o Homem-Aranha, mas, com seu intelecto incomparável e grande disciplina, um Homem-Aranha superior.

Com as mortes das versões 616 e Ultimate do Homem-Aranha, o único Peter Parker de verdade que sobrou nos quadrinhos é o da adaptação em quadrinhos da animação Ultimate Spider-Man – que, por sua vez, é uma adaptação da HQ do Homem-Aranha Ultimate escrita por Bendis, mas do período anterior à morte de Parker e mais voltada ao público infanto-juvenil (é, eu sei… é de dar nó no cérebro…). E todo mundo sabe que em maio de 2014 tem o segundo filme da nova franquia do aracnídeo nos cinemas. Ou seja, a fase com Otto Octavius como Homem-Aranha provavelmente já tem prazo de validade. Porque essa mudança pode ter possibilidades criativas quase infinitas, mas, do ponto de vista dos negócios e do marketing, não faz muito sentido para a Marvel/Disney. Mesmo que os direitos para o cinema sejam da Columbia/Sony, é interessante para a Marvel que um “civil” (não-nerd, não leitor de gibis) que saia do cinema curioso e ávido por mais Homem-Aranha possa ter a oportunidade de encontrar numa HQ um Peter Parker que ele reconheça e relacione aos filmes.

E, logo no início desta fase de Dr. Ock-Aranha, o roteirista Dan Slott já escancarou uma maneira como o verdadeiro Peter pode voltar. Como a sequência acima demonstra, a consciência de Peter Parker ainda “vive” enterrada em algum lugar na mente do (ex-)vilão (e atual Homem-Aranha) e quer buscar alguma forma de recuperar seu corpo e sua vida.

fragmentos9 – Fragmentos de genialidade (ou infâmia) da nona arte. Um quadrinho (ou sequência) de cada vez. Seleção arbitrária por nosso comitê (de uma só pessoa). Para mais, visite o tumblelog.

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline