Talco de Vidro, o novo trabalho de Marcello Quintanilha

Depois do aclamado ‘Tungstênio’, Marcello Quintanilha apresenta sua nova história em quadrinhos. Conhecido por retratar personagens da periferia brasileira em seus trabalhos (o jogador de futebol, o malandro, a costureira) Quintanilha volta sua atenção agora para a classe média. Talco de Vidro, seu novo álbum, que chega nesta semana às livrarias, traz a história de Rosângela, uma dentista bem sucedida de Niterói. O encontro com sua prima, em uma consulta odontológica de rotina, traz à tona um emaranhado de emoções cujas consequências modificarão para sempre sua vida. As sensações e emoções da protagonista em meio a uma violenta crise existencial são o fio condutor da narrativa.

O livro chega às livrarias brasileiras no mesmo mês em que o autor participa do Salão do Livro de Paris, consolidando seu espaço no meio literário. Seu trabalho anterior, Tungstênio, lançado em 2014 pela Veneta, foi considerado o melhor quadrinho do ano em diversas listas especializadas. O livro já teve seus direitos vendidos para Portugal e França. Na Espanha, foi publicado pela La Cupula, uma das principais editoras de quadrinhos da Europa, e teve uma recepção entusiasmada da crítica especializada, que o comparou a autores como James Elroy e Dashiell Hammett.

Nascido em Niterói e radicado em Barcelona, Quintanilha teve seu primeiro quadrinho publicado em 1988 e desde então colaborou com revistas como General e Heavy Metal, além dos jornais espanhóis La Vanguardia e El País..

Ao longo de seus mais de 20 anos de carreira, o quadrinista ganhou admiradores como Aldir Blanc (para quem Quintanilha é o “Rosselini tupiniquim”) e David Lloyd, co-criador de “V de Vingança”, que considera seu trabalho “um maravilhoso recorte da vida no Brasil, magnificamente desenhado”. E levou alguns dos principais prêmios de quadrinhos nacionais, como HQ Mix e Bienal de Quadrinhos.

Marcello Quintanilha - Talco de Vidro (5)

Marcello Quintanilha - Talco de Vidro (4) Marcello Quintanilha - Talco de Vidro (3) Marcello Quintanilha - Talco de Vidro (2) Marcello Quintanilha - Talco de Vidro (1)