COMPARTILHE

Depois do aclamado ‘Tungstênio’, Marcello Quintanilha apresenta sua nova história em quadrinhos. Conhecido por retratar personagens da periferia brasileira em seus trabalhos (o jogador de futebol, o malandro, a costureira) Quintanilha volta sua atenção agora para a classe média. Talco de Vidro, seu novo álbum, que chega nesta semana às livrarias, traz a história de Rosângela, uma dentista bem sucedida de Niterói. O encontro com sua prima, em uma consulta odontológica de rotina, traz à tona um emaranhado de emoções cujas consequências modificarão para sempre sua vida. As sensações e emoções da protagonista em meio a uma violenta crise existencial são o fio condutor da narrativa.

O livro chega às livrarias brasileiras no mesmo mês em que o autor participa do Salão do Livro de Paris, consolidando seu espaço no meio literário. Seu trabalho anterior, Tungstênio, lançado em 2014 pela Veneta, foi considerado o melhor quadrinho do ano em diversas listas especializadas. O livro já teve seus direitos vendidos para Portugal e França. Na Espanha, foi publicado pela La Cupula, uma das principais editoras de quadrinhos da Europa, e teve uma recepção entusiasmada da crítica especializada, que o comparou a autores como James Elroy e Dashiell Hammett.

Nascido em Niterói e radicado em Barcelona, Quintanilha teve seu primeiro quadrinho publicado em 1988 e desde então colaborou com revistas como General e Heavy Metal, além dos jornais espanhóis La Vanguardia e El País..

Ao longo de seus mais de 20 anos de carreira, o quadrinista ganhou admiradores como Aldir Blanc (para quem Quintanilha é o “Rosselini tupiniquim”) e David Lloyd, co-criador de “V de Vingança”, que considera seu trabalho “um maravilhoso recorte da vida no Brasil, magnificamente desenhado”. E levou alguns dos principais prêmios de quadrinhos nacionais, como HQ Mix e Bienal de Quadrinhos.

Marcello Quintanilha - Talco de Vidro (5)

Marcello Quintanilha - Talco de Vidro (4) Marcello Quintanilha - Talco de Vidro (3) Marcello Quintanilha - Talco de Vidro (2) Marcello Quintanilha - Talco de Vidro (1)

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

COMPARTILHE