COMPARTILHE

Você já ouviu falar dos elementos raros? Se a sua resposta for não, saiba que esses elementos são responsáveis pelo nosso estilo de vida, não só mantendo a economia, mas, também, importantes para a sustentabilidade.

Afinal, o que são esses tais elementos raros?

São dezessete elementos químicos, utilizados em diversas tecnologias das quais desfrutamos hoje em dia. Dezessete elementos químicos, dos quais quinze fazem parte dos lantanídeos, ítrio e escândio, dos quais destacam-se: Lantânio, Praseodímio, Neodímio, Promécio, Gadolínio, Hólmio, Érbio, Túlio, Itérbio, Lutécio.

Onde são encontrados?

Os dezessete elementos químicos responsáveis por grande parte dos recursos tecnológicos que hoje desfrutamos, podem ser encontrados em abundância na China e, antigamente, muito nos Estados Unidos, o qual já foi autossuficiente. Atualmente os EUA são totalmente dependentes das ofertas da China, o que tem causado certo conflito econômico.

Há, também, fortes indícios da presença abundante desses elementos aqui no Brasil. Inclusive, já existem pesquisas no sentindo de identificar essas concentrações dos elementos químicos raros aqui nas terras brasileiras.

Quais tecnologias são possíveis através dos elementos raros?

Muitos aparelhos são produzidos através desses elementos, dentre eles o smartphone, que todos conhecem e que é sucesso mundial, os notebooks e outros aparelhos eletrodomésticos.

A questão da mobilidade, da tecnologia sem fio, redução de peso, entre outros aspectos que foram criados nos últimos anos, só foram possíveis por causa da utilização desses elementos. Veja mais exemplos: câmera, sistema de vibração do celular, GPS, baterias recarregáveis, projeção de cinema, televisão em cores, amplificação do áudio, tablet, entre muitos outros.

Tecnologia Sustentável

O melhor de tudo que pode ser dito sobre os elementos raros é que eles definitivamente contribuem de maneira viva para a independência energética, através das chamadas energias limpas.

A energia eólica, por exemplo, assim como as hidro turbinas, baterias, além dos motores para veículos elétricos, motores para direção assitida são alguns dos outros exemplos das excelentes contribuições que os elementos raros podem dar à sociedade, e o melhor, com sustentabilidade.

Ainda existem outras contribuições, como refrigeração magnética, motores de eletrodomésticos energeticamente eficientes e muitos outros que estão sendo estudados e, em breve, estarão em prática.

Fonte: Vouchercloud

Tecnologia Sustentavel – An infographic by the team at vouchercloud
Embed Tecnologia Sustentavel on Your Site: Copy and Paste the Code Below

Post patrocinado pelo CBBloggers

Eu Sou do CBBlogers

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

COMPARTILHE